Seju promove ações de cidadania para rede pública de ensino em Altamira
Estudantes e servidores foram atendidos com serviços de documentação e orientação sobre direitos sociais
A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) realizou, no período de 19 a 25 de setembro, ações de cidadania para cerca de 100 estudantes e servidores da rede pública de ensino de Altamira, no sudoeste paraense. A emissão e o encaminhamento para documentos como Identidade Jovem e a Carteira de Trabalho Digital foram os serviços mais procurados pela comunidade escolar.
Segundo Danielly Santos da Silva, coordenadora do Núcleo de Justiça de Altamira, a ação foi planejada após reunião com diretores das unidades de ensino para apresentar o projeto Balcão Cidadão, que promove acesso a documentos e orientações sobre benefícios e direitos sociais para exercício da cidadania. “É um serviço com demanda constante, então já saímos da reunião com datas agendadas para o mês de setembro. Tivemos um bom retorno sobre os atendimento, inclusive com elogios”, ressalta Danielly.
A Escola Estadual Profª. Ducilla Almeida do Nascimento foi um dos locais que receberam a ação. “Superou a nossa expectativa, inclusive com atendimento indo além do horário previsto devido à demanda presente. Os alunos ficaram felizes”, conta Lourival Almeida, vice-diretor da unidade.
Já Marta Rodrigues, vice-diretora pedagógica da Escola Estadual Odila de Sousa, comenta que esse tipo de ação costuma ser aguardada pela comunidade escolar. “Foi produtivo. Atendeu nossos alunos, que já são adolescentes, e também alguns funcionários. Além disso, muitos pais procuram a escola para saber informações de documentos e cadastros”, destacando ainda a importância de se ter esse tipo de iniciativa especialmente para unidades de ensino afastadas do centro do município.
Além do encaminhamento para obter Identidade Jovem e a Carteira de Trabalho Digital, a ação também disponibilizou serviços como emissão de 2ª via de documentos como certidão de nascimento, CPF, cartão SUS e título eleitoral, além de cadastro e atualização na plataforma gov.br.