PMPA intensifica ações preventivas em partida válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B, em Belém
Ao todo, 233 policiais militares estão atuando desde antes da partida inicia, até o final, para aumentar a presença policial
A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), elaborou um planejamento de policiamento estratégico e diversificado a fim de garantir total segurança aos torcedores e demais atores envolvidos na partida entre Paysandu Sport Clube e Sport Recife, válida pela 28ª rodada do Campeonato brasileiro da série B, em Belém.
Ao todo, 233 policiais militares estão atuando desde antes da partida inicia, até o final, para aumentar a presença policial com a distribuição de viaturas em Pontos Base Estratégicos (PBEs) e fazendo rondas ostensivas ao longo dos principais corredores da Grande Belém.
Policiamento precursor
Iniciado ainda no turno da manhã, essa é a modalidade de policiamento responsável, entre outras funções, por manter desobstruídas as vias, principalmente a entrada/saída de ambulâncias; além de realizar a escolta das delegações dos dois clubes; e de atentar para a revista minuciosa nos materiais das torcidas organizadas que adentram ao estádio, cerca de quatro horas antes do início do jogo.
Policiamento do jogo
Também conhecido como o principal, porque é aquele que emprega o maior quantitativo de agentes. É dividido em policiamento interno e externo, sendo o primeiro responsável por manter o policiamento preventivo e ostensivo durante o andamento da partida, visando inibir práticas ilegais e comportamento violento de torcedores, além de realizar, ao final da partida, a transição do policiamento para a área central e rotas de saída do público.
Desta forma, entre outras atribuições, cabe ao policiamento externo: coibir e reprimir a ação de descuidistas que se aproveitam dos aglomerados para praticar furtos. Além disso, o efetivo motorizado deverá observar com maior cuidado paradas de ônibus, passarelas e estacionamentos, bem como nos entornos do estádio, a fim de coibir a prática de ilícitos.
Policiamento Finalizador
É empregado a partir das 19h, sendo parte do efetivo empregado nas malhas viárias de acesso ao estádio e outra parte deverá atuar em conjunto com os órgãos de fiscalização estaduais e municipais a fim de facilitar a saída de torcedores e veículos do estádio.
PM age rapidamente e prende torcedores envolvidos em confusão pré-jogo
Antes do início da partida envolvendo Paysandu e Sport Recife, houve conflito entre torcidas mas, rapidamente, militares que atuavam no radiopatrulhamento preventivo nos arredores do estádio da Curuzú, conseguiram dispersar a briga, identificar e prender os responsáveis
pela confusão, que foram conduzidos para a sede da Divisão de Investigações e Operações Especiais, (DIOE).
“Quando houve o início de desordem e briga por parte das torcidas das duas equipes que irão disputar o torneio, a Polícia Militar já contava com o emprego do policiamento precursor que, rapidamente entrou em ação e conseguiu realizar a prisão de dezenas de torcedores por desordem”, explicou o comandante do policiamento, Tenente Coronel Afonso.
Já o Coronel Mariúba, que está à frente do CME, destacou a atuação das tropas especializadas da PMPA no reforço do policiamento. “Além do patrulhamento tático realizado pela Rotam, teremos ainda o reforço do nosso Batalhão de Choque e da Cavalaria (Regimento de Polícia Montada) para garantir que os torcedores possam ter um retorno seguro aos seus lares”, garantiu o Oficial.