Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é destaque na assistência e segurança ao paciente
Estudos com base na gestão dos centros Cirúrgico e de Material e Esterilização garantem o primeiro e o terceiro lugares em congresso realizado em Belém
Maior unidade da rede pública estadual de saúde, o 'Abelado Santos' também ganha destaque na produção de pesquisasO Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, foi premiado no IV Congresso Paraense de Cirurgia, IV Ver-o-Trauma, I Simpósio Paraense de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar e III Simpósio de Enfermagem em Cirurgia, no último sábado (21). O reconhecimento foi alcançado por meio de dois trabalhos apresentados, que conquistaram o primeiro e o terceiro lugares no evento realizado na capital paraense.
O prêmio principal foi concedido à pesquisa: “Implementação do Bate Mapa como Estratégia Inovadora para a Gestão Cirúrgica em um Hospital Público no Pará: Um Relato de Experiência”. O trabalho apresentou uma ferramenta criada no HRAS para evitar problemas que poderiam resultar no cancelamento de cirurgias, padronizando a comunicação entre as equipes envolvidas.Qualidade - Vera Nunes, coordenadora do Centro Cirúrgico, destacou que o "Bate Mapa" aprimorou o planejamento no setor, garantindo mais segurança aos pacientes. “Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com a melhoria contínua dos processos e da qualidade dos serviços, com o uso de ferramentas que nos auxiliam diariamente, sempre focadas na recuperação dos nossos usuários”, informou.
A instituição de saúde do Governo do Pará foi novamente destacada com o trabalho “Gamificação como Estratégia de Aprendizagem em um CME de um Hospital de Referência no Pará”, que demonstrou a eficácia e o engajamento das equipes em treinamentos para a melhoria constante dos processos em setores críticos, como o Centro de Material e Esterilização (CME).
“Essa abordagem aumenta o envolvimento e a retenção de conhecimento, refletindo no que já foi mencionado anteriormente pela Vera: a ‘segurança e qualidade do atendimento’. Esse reconhecimento é significativo, pois destaca o trabalho de excelência realizado no ‘Abelardo Santos’, e ainda pela oportunidade de representar a minha equipe e o Hospital”, afirmou Suzanne Carvalho, supervisora do CME.
Profissionais que integram as equipes responsáveis pelo trabalhos premiadosPesquisas e estudos - Os trabalhos apresentados no congresso contribuem para as estatísticas positivas do Hospital Dr. Abelardo Santos. Segundo dados do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), entre 2023 e 2024 foram apresentados 13 estudos em eventos internacionais, nacionais e regionais. No mesmo período, foram produzidas 23 pesquisas científicas.
O HRAS incentiva estudos voltados ao desenvolvimento científico e tecnológico na saúde do Pará, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na qualidade e segurança dos pacientes. Já as modalidades de prática incluem: estágio obrigatório, estágio voluntário não remunerado, aperfeiçoamento profissional, residência multiprofissional, pesquisas, liga acadêmica e visita técnica.
“Os resultados alcançados são fruto de um compromisso contínuo com a segurança e qualidade no cuidado ao paciente. Cada reconhecimento, como os que recebemos no congresso, reflete o esforço incansável de nossas equipes e a busca pela inovação em práticas assistenciais. Através de iniciativas como o 'Bate Mapa' e a gamificação nos processos de treinamento, garantimos um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado”, acrescentou Joice Marinho, Gerente Assistencial.
Referência - O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.