Hospital Regional do Marajó e Escola Técnica de Breves incentivam boas práticas ambientais
Distribuição de mudas de plantas ornamentais e revitalização do canteiro da escola fizeram parte da programação
Mudas de ipê-roxo foram entregues à coordenação do curso técnico em AgroecologiaA Comissão de Sustentabilidade, do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, promoveu ação de educação ambiental, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará (EETEPA), na última sexta-feira (20). A iniciativa envolveu a distribuição de mudas de plantas ornamentais e a revitalização do canteiro da escola, além da entrega de mudas de ipê-roxo à coordenação do curso técnico em Agroecologia, que será responsável por desenvolver atividades de plantio com os alunos.
Membro da comissão, a responsável técnica (RT) pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade, Renata Feio, disse que o objetivo da ação é conscientizar e fortalecer a temática da preservação do meio ambiente, enfatizando a importância da preservação das árvores e florestas, bem como promover educação ambiental na sociedade.
“O meio ambiente tem sido agredido bruscamente pela mão do homem, e levar essa mensagem sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais é de grande valor para as próximas gerações”, disse a profissional.
Mailson Santana Cardoso, coordenador do PronatecMailson Santana Cardoso, 26 anos, coordenador técnico do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) da Escola, ressaltou que “essa iniciativa é muito importante, pois o desmatamento, principalmente, tem abalado muito o nosso País, e o incentivo de plantar é essencial, porque é bom para nós e a natureza. Com essas ações conseguimos incentivar outras pessoas a também adotarem essas boas práticas. A doação veio em boa hora, pois as turmas estão trabalhando a questão do plantio. Foi um presente para nós. O Regional do Marajó é uma referência, e de suma importância para o nosso município”.
Sustentabilidade – A iniciativa faz parte do Projeto “Guardião Azul”, campanha nacional promovida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que elevou o patamar da gestão sustentável na saúde. Em decorrência desse projeto, várias iniciativas foram adotadas, como ações para redução do consumo de energia elétrica; substituição de copos descartáveis; pontos de coleta de pilhas, baterias e medicações vencidas; visita comunitária à horta; visita à horta com as crianças internadas nas enfermarias e horta hospitalar na escola.
O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS).
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, n.º 1.266, bairro Centro, Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.
Texto: Pedro Amorim- Ascom/HRPM