Primavera dos Museus debate democratização e acesso a todos os públicos
Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus, a programação será aberta em Belém e Cachoeira do Arari na próxima segunda-feira (23). Em todo o País serão mais de 2.300 ações.
Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, terá a oficina de capacitação 'Acessibilidade em Museus' A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) abrirá, na próxima segunda-feira (23), a 18ª edição da Primavera dos Museus, ação cultural promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano celebra o tema "Museus, acessibilidade e inclusão". A programação contempla exposições, oficinas e visitas monitoradas, integralmente gratuitas.
O objetivo é ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicos e promover reflexão sobre como os museus podem se tornar mais acessíveis a todos os públicos. “A 18ª Primavera dos Museus traz um tema indutor, que é um desafio aos museus de uma maneira geral, em como torná-los acessíveis, independente das condições físicas ou cognitivas da pessoa que adentra os museus e procura acessar os conteúdos e seus acervos", informa Armando Sobral, diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), da Secult.Acervo do Museu de Arte Sacra
A edição deste ano contará com uma expansão da experiência sensorial oferecida na Sala dos Sentidos, implantada no Museu de Arte Sacra (na Igreja de Santo Alexandre), e será exibida no Museu do Estado do Pará (MEP) com a exposição “Sala dos sentidos, patrimônio e acessibilidade”, de 24 a 29 de setembro. “A experiência com a Sala dos Sentidos terá dispositivos que possam ser manuseados por cegos ou pessoas com baixa visão, para que a gente possa traçar novas estratégias para tornar os nossos museus cada vez mais acessíveis, democráticos e inclusivos", detalha Armando Sobral.
Oficina - No Museu do Marajó, no município de Cachoeira do Arari, será realizada a oficina de capacitação “Acessibilidade em Museus”, na segunda-feira (23), das 9h às 12h. A oficina será ministrada por Alessandro Silva, com base no “Guia de Acessibilidade, Inclusão e Protagonismo da Pessoa com Deficiência e do Migrante”, lançado pela Secult.
Já na quinta-feira (25), das 9h às 13h, ocorrerá a ação “Museu do Marajó vai à Escola”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Delgado Leão. A mostra reúne réplicas arqueológicas em cerâmica, para uma experiência envolvendo pessoas cegas ou com baixa visão. Os alunos também poderão assistir à palestra "História Indígena Marajoara", a partir do acervo do Museu. A aula será ministrada pelo historiador Eli Haroldo dos Santos Gemaque.Museu de Arte Sacra, na Igreja de Santo Alexandre, centro histórico de Belém
No centro histórico de Belém, no Museu de Arte Sacra, a Galeria Fidanza receberá a exposição "Círio de Nazaré: percursos (i)materiais", que poderá ser visitada a partir do dia 26 (quinta-feira) até 31 de outubro. A mostra reúne elementos sobre as manifestações da cultura popular, celebrações religiosas e profanas relacionadas à festividade, com peças do acervo do Museu do Círio.
A Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com alunos do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA), também acolherá o público, no dia 28 de setembro, no Museu de Arte Sacra, a partir de 10h. A proposta é ensinar o vocabulário básico sobre patrimônio histórico e artístico da cidade.
A Casa das Onze Janelas receberá, nos dias 27 e 28 de setembro, às 10h, a “Visita Ilustrada: Um Museu a Céu Aberto”. A ação de educação patrimonial será com obras que compõem o acervo escultórico, nos jardins do espaço.
Acervo do Museu do Círio, onde haverá a exposição imersiva 'Círio de Sensações'Desenho - Já no jardim do Forte do Presépio, ainda no dia 28, também às 10h, ocorrerá o 50° Encontro USk Belém de Desenho de Observação, com o grupo Urban Sketchers Belém. A atividade será realizada com a técnica de desenho de observação do Complexo Feliz Lusitânia, visando ampliar o acesso à história do patrimônio arquitetônico e seus sítios arqueológicos no centro histórico de Belém.
Museu do Estado do Pará terá a exposição 'Sala dos sentidos, patrimônio e acessibilidade' De 28 de setembro a 26 de outubro, o Museu do Círio mostrará a exposição imersiva "Círio de Sensações", com obras físicas e digitais exibidas para difundir a importância histórica e antropológica do Círio para a cultura do Estado.
A Primavera dos Museus é uma programação nacional que envolve 930 instituições, as quais devem promover mais de 2.334 atividades, entre exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas em diversas cidades brasileiras.
Texto: Juliana Amaral - Ascom Secult