Formatura do curso Técnico em Saúde Bucal marca trajetória de sucesso de 31 novos profissionais
Com o sucesso da iniciativa, a Sectet reafirma seu compromisso em ampliar oportunidades de qualificação profissional
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnologia (Sectet) promoveu, no último dia 19 de setembro, a cerimônia de formatura da 5ª turma do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB), certificado pela Escola Técnica Vilhena Alves em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Secretaria de Articulação e Cidadania(Seac). Ao todo, 31 formandos receberam seus diplomas, marcando a conclusão de uma jornada de 18 meses de formação.
O curso, que faz parte da modalidade subsequente — destinada a quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação profissional — teve suas aulas teóricas realizadas na Usina da Paz da Cabanagem e as atividades práticas desenvolvidas na Faculdade de Odontologia da UFPA.
A solenidade aconteceu no teatro da Usina da Paz da Cabanagem e contou com a presença da Diretora de Administração e Finanças da Sectet, Paula Barreiras, que destacou a importância do curso na capacitação dos alunos. “Este é um momento de grande satisfação, pois vemos o impacto direto que essa formação terá na vida dos nossos alunos, oferecendo uma oportunidade concreta de ingressar no mercado de trabalho de maneira ágil e eficiente. Estamos celebrando não apenas a conclusão de mais uma etapa educacional, mas o início de muitas trajetórias profissionais de sucesso”, afirmou.
Leda Favacho, coordenadora do curso TSB, ressaltou que o mercado de trabalho ainda carece de técnicos qualificados na área de saúde bucal, o que favorece os formandos. "A maioria dos nossos alunos ingressam no mercado de trabalho imediatamente. O setor ainda é carente de profissionais técnicos, o que abre imensas possibilidades para nossos alunos. Eles apostam e acreditam em uma mudança de vida, e ao final do curso, recebem a oportunidade de exercer uma profissão", destacou.
A recém-formada Cristiele Santos, uma das novas técnicas, compartilhou sua experiência. “Concluir o curso de Saúde Bucal foi uma experiência transformadora. Durante esse período, adquiri não apenas conhecimentos técnicos essenciais, mas também desenvolvi habilidades como empatia, trabalho em equipe e o cuidado humanizado com o paciente”, ressaltou, emocionada.
Com o sucesso da iniciativa, a Sectet reafirma seu compromisso em ampliar oportunidades de qualificação profissional, contribuindo diretamente para o fortalecimento do mercado de trabalho e a melhoria dos serviços na área da saúde.
Texto: Carla Couto/Ascom Sectet