Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Estadual realiza 1° desfile de moda sustentável, em Belém

Comunidade do Vilhena Alves se uniu para apresentar peças feitas com materiais orgânicos, reciclados e biodegradáveis

Por Governo do Pará (SECOM)
20/09/2024 20h12

Na manhã desta sexta-feira, 20 de setembro, alunos do curso técnico de Administração da Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) Vilhena Alves, em Belém, realizaram o “Ecofashion”: um desfile de moda sustentável, com peças feitas por meio da utilização de materiais orgânicos, reciclados ou biodegradáveis. 

O Projeto é um incentivo da professora Kátia Garcez que ministra a disciplina “Meio Ambiente, sustentabilidade e clima”. Kátia conta que os alunos levaram em torno de 30 dias para confecção das peças. “A comunidade acadêmica se juntou em prol da sustentabilidade. Esse processo foi muito importante, pois conseguimos demonstrar para o aluno e sociedade que é possível sim utilizar roupas 100% recicláveis”, conta Kátia. 

O desfile ocorreu durante o intervalo dos Jogos Internos da escola e, ao todo, oito modelos foram apresentados. As peças de vestuário e acessórios foram confeccionadas a partir de produtos como tiras de papelão, sacolas plásticas, folhas de livro e jornais usados, além de pedaços de CDs. 

O aluno Carlos Phillipe participou do desfile usando um colete composto por papelão e folhas de papel recortadas, feito por ele e mais dois colegas. Além disso, a equipe utilizou uma calça em desuso como base para uma nova peça produzida com sacolas plásticas de lixo. “Foi bastante interessante, porque cada um se ajudou. Procuramos os materiais e fomos fazendo as roupas. Foi uma experiência bem agradável para a escola e para a gente”, disse o estudante.

A estudante Maria Eduarda Silveira também participou do projeto, vestindo uma saia confeccionada com páginas de livros e um corset produzido com papel e fragmentos de CDs. Ela conta que a inspiração para as peças veio das redes sociais, como o Pinterest e o TikTok. “Para mim fica de aprendizado o fato da gente preservar mais o meio ambiente e ver o que realmente a gente pode utilizar para várias coisas em questão de reaproveitamento”, acrescentou Maria Eduarda. 

Segundo a coordenadora de projetos da EETEPA Vilhena Alves, Alessandra Lima, a escola tem um olhar especial voltado para a sustentabilidade e para as questões climáticas. Ela conta que o projeto “Ecofashion” foi uma iniciativa que surgiu dos próprios alunos. “Eles criaram tudo da cabeça deles e produziram isso em 30 dias. Eu apenas os auxiliei, fazendo eles focarem, cuidando da logística e dos roteiros, para que tudo saísse como planejado”, completou.

A diretora da instituição de ensino, Vânia Carneiro, reafirma o compromisso da EETEPA Vilhena Alves em fazer projetos voltados para a preservação do meio ambiente. “Não me surpreendo quando os alunos têm essas ideias, porque sei que estão pautadas em aulas e atividades desenvolvidas em sala. Esse é um compromisso social dos educadores da escola, que envolve o meio ambiente na formação dessa geração de jovens”, enfatizou a diretora.

Texto: Deivid Martins, estagiária com supervisão de Carla Couto / Ascom Sectet