CIIR promove ações sustentáveis para celebrar ‘Dia da Árvore’
O evento teve o intuito de envolver a comunidade assistida nas ações de conscientização à conservação da floresta em pé
Além de proporcionar serviços de saúde pública à população paraense, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, oferta e desenvolve ações de preservação ao meio ambiente, por intermédio de projetos conduzidos pela sua Comissão de Sustentabilidade, que nesta sexta-feira (20), antecipou a celebração ao “Dia da Árvore”, lembrado anualmente dia 21 de setembro.
O evento teve o intuito de envolver a comunidade assistida nas ações de conscientização à conservação da floresta em pé com a prática de plantação de mudas, que foram realizadas no jardim sensorial. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a programação ainda incluiu oficinas com produções de sabonete de extratos vegetais e de sabão líquido com reaproveitamento de óleo de cozinha usado após a produção alimentar.
“O CIIR tem uma grande preocupação com o meio ambiente e, por isso, desenvolvemos projetos para estimular a sociedade. O ato simbólico de plantio de árvores é para lembrar aos frequentadores do Centro a importância de cuidar do meio ambiente e como as pequenas ações podem ser relevantes nos grandes desafios da causa ambiental”, enfatiza Denise Morais, presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR.
Josiane da Silva, de 45 anos, e a filha, Valentina Clarice, 6 anos, que estava em atendimento, participaram juntas e aprovaram a iniciativa do CIIR.
Oficinas com produções de sabonete de extratos vegetais e de sabão líquido
“Acho muito importante a atividade, pois pode garantir um futuro melhor para nossos filhos. Sabemos que com a plantação de árvores, podemos garantir um oxigênio mais limpo para respirar e, também, diminuir o calor por falta das árvores com a desmatação, porque infelizmente, a maioria dos seres humanos não pensam nas consequências. Então, é importante que a sociedade tenha consciência".
Projetos Sustentáveis - As atitudes sustentáveis seguem no CIIR ao longo do ano em um ambiente arborizado com 1.640m², o Jardim Sensorial, um local de pura natureza vertical com plantas, ervas e hortaliças, que são colhidas e distribuídas para a comunidade assistida com o intuito de conscientizar a uma alimentação mais saudável.
Ainda, o espaço é utilizado para a realização de terapias ao ar livre que é composto por uma cascata que proporciona conforto térmico ao ambiente, minimizando o calor e, principalmente, promove a sonoridade, pois o som emitido pela água caindo ao chão, leva tranquilidade ao reabilitando em atividade.
Outra ação de educação ambiental é o “Canteiro com a comunidade”, que tem o objetivo de promover educação ambiental e integração social por meio de plantio de mudas em pneus personalizados para fomentar as boas práticas sustentáveis em bairros de Belém.
Pelo outro lado, a “Feira Sustentável” valoriza e oportuniza a um comércio de sustentabilidade oriundo de reaproveitamento empreendedor, além do “Eco CIIR” que realiza a coleta e destinação correta de resíduos.
O E+ Reciclagem, em parceria com a concessionária de energia elétrica Equatorial Energia, estimula os profissionais a trazerem resíduos ao Centro e, a Comissão de Sustentabilidade, por sua vez, recebe e realiza a pesagem do material. De acordo com Denise Morais, quem mais contribui, recebe o selo “Atitude Sustentável” e participa do sorteio anual do saldo gerado, podendo ser contemplado com desconto diretamente em sua conta de energia elétrica.
Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.