Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Crianças em tratamento no Hospital Abelardo Santos fazem vasos personalizados para idosos

Oficina é uma das ações que ajudam no processo de recuperação das crianças

Por Diego Monteiro (HRAS)
20/09/2024 14h17

A Comissão de Humanização (CH) do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no Distrito de Icoaraci, em Belém, promoveu nesta sexta-feira (20) uma ação que uniu gerações em torno de uma atividade cheia de vida e carinho. No primeiro momento, crianças que estão em tratamento na unidade participaram da oficina de pintura de vasos de plantas, cada peça com desenhos e cores personalizadas.

“Dei o meu melhor e escolhi a planta mais bonita, pois quem vai receber merece muito amor de todos nós”. As palavras e o gesto carinhoso da pequena Maria Clara, de apenas 6 anos, têm uma razão: a menina sabe que, após finalizar a atividade, os vasos com flores serão entregues aos “vovôs e vovós”, como ela define, que estão em um espaço de acolhimento para idosos na capital paraense.

Assim como Maria Clara, outras crianças também se juntaram a essa corrente. “Estou fazendo com muito cuidado e bem bonito, pois eles vão adorar. Gosto de plantas e tenho certeza que vão cuidar com muito carinho de cada uma delas. Eu não poderei entregar pessoalmente, mas sei que eles sentirão o meu carinho nesses vasos e na planta que escolhi”, afirmou Amanda Carvalho, de 11 anos.

Humanização - Após o encerramento da oficina no Hospital Abelardo Santos, os vasos e plantas foram cuidadosamente preparados e entregues aos idosos. Além de ganharem os presentes, eles também participaram ativamente do processo de preparação das mudas, literalmente "colocando a mão na areia". O material integrará as atividades lúdicas promovidas pela equipe multidisciplinar do espaço de acolhimento.

Segundo a supervisora de Humanização, Suzane Gonzaga, esse tipo de ação também ajuda no processo de recuperação das crianças. "Além de promover a sensação de acolhimento, incentiva o desenvolvimento emocional dos pequenos. Ao se envolverem em gestos de carinho, como a confecção de plantas para os idosos, elas encontram uma forma de expressar solidariedade", afirmou.

“Além de promover a conscientização ambiental, essa ação teve um forte impacto humanizador, proporcionando um ambiente acolhedor e lúdico em meio à hospitalização. Ao permitir que as crianças participassem ativamente e vissem o resultado de seu trabalho, fortalecemos o vínculo emocional com o processo de cura, promovendo bem-estar e alegria durante a internação”, concluiu Suzane.

O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.