Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Uepa recebe comitiva italiana para discussão de parcerias educacionais e culturais

A troca de ideias e o interesse mútuo em parcerias acadêmicas e intercâmbios estudantis abrem novas oportunidades para ambos os países

Por Marília Jardim (UEPA)
20/09/2024 14h07

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu hoje, 20, a comitiva italiana composta por Alessandro Cortese, embaixador da Itália; Rosângela Maiorana, vice-cônsul honorária da Itália no Pará, e Benedetto Reitano, cônsul da Itália em Brasília. Com presença do reitor da Uepa, Clay Chagas, da vice-reitora, Ilma Pastana, e de representantes da gestão superior da universidade, a reunião foi marcada pelo interesse em fortalecer os laços culturais e acadêmicos entre o Brasil e a Itália.

Para o embaixador Alessandro, “é importante estabelecer parcerias com as universidades, intercâmbio de estudantes e pensar em projetos juntos”. Clay também apontou que este é um “momento proveitoso para estreitar e ampliar as parcerias com outras universidades”, se referindo ao movimento de representantes internacionais que estão em Belém para eventos como a reunião técnica do Grupo de Trabalho de Turismo do G20, que começou hoje na capital paraense. Ilma Pastana, vice-reitora, que a Uepa possui cursos de pós-graduação em diversas áreas, como Música, Ciências da Religião, Ciências Ambientais e Saúde, meio em que “se poderiam estreitar parcerias nas pós-graduações”.

A reunião entre a comitiva italiana e a Universidade do Estado do Pará representou um importante passo para o fortalecimento das relações acadêmicas e culturais entre Brasil e Itália. A troca de ideias e o interesse mútuo em parcerias acadêmicas e intercâmbios estudantis abrem novas oportunidades para ambos os países.

“Essa semana, recebemos três embaixadas na universidade, buscando algum tipo de cooperação com a instituição”, apontou Clay Chagas sobre as visitas de representantes das embaixadas da República Tcheca e da China à Uepa, esta semana, de forma que os diálogos com os parceiros estrangeiros reforçam o papel estratégico das universidades na promoção de cooperação internacional e no desenvolvimento de projetos conjuntos benéficos para o ensino, a pesquisa e a extensão.