Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Marajó promove ação pela campanha ‘Setembro Amarelo’

Psicóloga Joliane Cruz, da unidade hospitalar, e idealizadora da ação, conduziu orientações, dinâmicas e distribuiu material informativo

Por Ascom (Ascom)
20/09/2024 12h45

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, no sudoeste do arquipélago, promoveu ação pela campanha nacional “Setembro Amarelo”, voltada para a prevenção do suicídio. A iniciativa envolveu pacientes e colaboradores da unidade, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, e, também, de quebrar tabus, reduzir estigmas e incentivar a busca e oferta de ajuda. A  psicóloga Joliane Cruz, idealizadora da ação, conduziu orientações, dinâmicas e distribuiu material informativo. 

A psicóloga afirmou que é importante que pessoas próximas sejam capazes de identificar quando alguém precisa de ajuda, oferecendo uma escuta ativa e sem julgamentos. Ela ressalta a necessidade de mostrar disponibilidade para ajudar e demonstrar empatia, mas, acima de tudo, de acolher a pessoa e encaminhá-la aos profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. 

"Todos nós devemos nos engajar ativamente na conscientização sobre a importância da vida e na prevenção do suicídio, um tema que ainda é cercado de tabus. Falar sobre o assunto é fundamental para que pessoas, enfrentando momentos difíceis e crises, se sintam encorajadas a buscar ajuda", enfatizou a profissional. 

Aprovação – Rosivam Brabo, de 52 anos, afirmou que a ação foi importante para o aprendizado das pessoas, pois, às vezes, as pessoas passam por dificuldades e nem sempre sabem como pedir ajuda. 

“Não conhecia a campanha, mas hoje recebemos orientações muito importantes e bonitas. Aprendi que devemos pedir ajuda em momentos de sofrimento, precisamos de cuidado e cuidar de quem precisa também. Temos que fazer como o adubo faz pela planta. O HRPM é ótimo e tem pessoas muito legais trabalhando, me sinto bem acolhido”. 

Dados – De janeiro a agosto de 2024, o HRPM propiciou exatos 3.857 atendimentos de psicologia. 

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPM fica na avenida Rio Branco, n.º 1.266, no bairro Centro, em Breves/PA. Mais informações pelos telefones: (91) 3783-2140 /3783-2127.

Texto de Pedro Amorim