Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM CAPANEMA

Com ações educativas, Complexo Hospitalar dos Caetés celebra Dia Mundial da Segurança do Paciente

A programação, realizada em dois dias, incluiu jogos, palestras, dinâmicas sobre higienização correta das mãos e novas diretrizes de controle de infecções

Por Governo do Pará (SECOM)
19/09/2024 18h25

Referência na assistência de média e alta complexidade para usuários do nordeste do Pará, o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), no município de Capanema, aderiu ao Dia Internacional da Segurança do Paciente, celebrado anualmente em 17 de setembro, e promoveu o 1º Workshop de Práticas Seguras, com o tema "Segurança em Diagnóstico". O evento, realizado durante dois dias, foi encerrado na quarta-feira (18), e contou com mais de 200 participantes, entre  funcionários, usuários e acompanhantes. O Complexo é composto pelo Hospital Regional dos Caetés, Policlínica e Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea).

Atividades lúdicas e educativas reuniram profissionais, usuários e acompanhantesA ação de educação em saúde teve o objetivo de destacar a importância crítica de diagnósticos precisos, para garantir, cada vez mais, a segurança dos pacientes, além de fomentar a conscientização e o aprimoramento das boas práticas diagnósticas entre a equipe multiprofissional da unidade, impactando positivamente na melhoria clínica dos usuários.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Talita Serra, o Workshop reuniu profissionais de diversas áreas do CHC, destacando a importância de adotar medidas que atendam às metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre elas a identificação correta do paciente, a melhoria da comunicação entre as equipes e redução de riscos associados a procedimentos cirúrgicos, que são essenciais para minimizar erros, melhorar os cuidados prestados e garantir ainda mais qualidade ao atendimento.

Usuário Rogério Quadros destacou a eficiência do atendimento no Regional dos CaetésAprovação - O paciente Rogério Miranda Quadros, 30 anos, passou por procedimento cirúrgico em função de uma fratura no braço direito, provocada por queda. Mesmo longe da família, que reside em Bragança, a mais de 50 quilômetros de distância de Capanema, ele disse aprovar a assistência recebida, e agradeceu à equipe multiprofissional. “O tratamento é excelente. Só tenho a agradecer. Todos fazem um trabalho muito bom; cuidam da gente como se fosse um filho. Estou impressionado com a segurança e a humanização do tratamento. Estão de parabéns", afirmou.

Talita Serra acrescentou que a segurança no atendimento não é apenas uma responsabilidade individual, mas um esforço coletivo, que exige a colaboração de cada membro da equipe. “Hoje, mais do que nunca, precisamos reafirmar nosso compromisso com a segurança do paciente. Pequenas ações diárias, como a correta identificação do paciente, a verificação atenta de medicamentos e a comunicação clara entre todos os profissionais, podem fazer a diferença entre um atendimento seguro e um incidente evitável”, informou a coordenadora.

Ela ressaltou também que o evento, com ênfase em práticas seguras e segurança no diagnóstico, resulta em profissionais mais capacitados e conscientes, além de uma cultura organizacional mais forte em relação à segurança do usuário. “A redução de incidentes e o aumento da satisfação dos pacientes são indicadores claros de sucesso, além da criação de um legado de práticas seguras e melhorias contínuas na instituição”, reiterou.

Para o gerente Assistencial do Complexo Hospitalar, Eduardo Machado, é imperativo sempre ter em mente as metas internacionais de segurança, que incluem desde a prevenção de infecções até a redução de riscos associados a cirurgias e tratamentos. “Cada passo no cumprimento dessas metas é um avanço no cuidado seguro e de excelência”, frisou.

O diretor Executivo do CHC, Juliano Botero, disse que o diagnóstico seguro é um dos pilares fundamentais para garantir a qualidade do cuidado em saúde e, acima de tudo, da segurança dos usuários atendidos. “Um diagnóstico correto e oportuno não apenas orienta o tratamento adequado, como previne complicações desnecessárias, reduzindo riscos e aumentando as chances de recuperação plena”, ressaltou o gestor.

A unidade é referência no nordeste paraense Programação - Durante esses dois dias, houve uma vasta programação com ações lúdicas, educativas, jogos, palestras, dinâmicas sobre a higienização correta das mãos, enfatizando práticas atualizadas, e em novas diretrizes de controle de infecções; distribuição de guias rápidos sobre os principais protocolos de segurança adotados pelo hospital, e simulações de “time-out” cirúrgico, reforçando a importância da checagem de informações pré-operatórias.

Também foram distribuídos cartazes e folhetos explicativos sobre as seis metas internacionais de segurança, e exibidos vídeos educacionais nas áreas de atendimento.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Vera Rojas - Ascom/CHC