Escola Técnica de Cametá realizará 1º Campeonato de Robótica
O Campeonato de Robótica ocorre nesta sexta-feira, 20, a partir das 9h15 com alunos dos cursos técnicos de informática, administração e Agroecologia
O projeto "Amazon Maker", desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), proporciona o aprendizado de tecnologias como programação, robótica, modelagem e impressão 3D em diversas Escolas de Ensino Técnico do Pará (EETEPAs). E, para celebrar os resultados obtidos pelo projeto, o Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (Ciebt), do município de Cametá, no nordeste paraense, realizará, nesta sexta-feira, 20, o seu primeiro Campeonato de Robótica.
O torneio será disputado por cinco equipes compostas por cinco estudantes cada, que elaboraram seus projetos com LEGO Spike Prime, uma ferramenta que combina as famosas peças de montar com as mais avançadas tecnologias de programação. A iniciativa proporciona uma experiência mais divertida de aprendizagem nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Conforme o coordenador do Laboratório Maker da EETEPA de Cametá, Eliel Pantoja, que tem acompanhando com orgulho o empenho dos alunos na elaboração dos projetos para o campeonato, o evento é o resultado do impacto que as práticas proporcionam aos estudantes. “Ver a criatividade e o entusiasmo de cada equipe é uma prova do impacto positivo que essas práticas trazem para a escola. Esse tipo de atividade não só amplia o aprendizado técnico, mas também fortalece o trabalho em equipe e o senso de inovação”, destacou Eliel.
“Para uma escola pública do interior, proporcionar essas oportunidades é transformador, e acompanhar o crescimento e o engajamento dos alunos é motivo de enorme satisfação”, acrescentou o coordenador.
Jovana Martins, estudante do curso técnico de Informática, está ansiosa pelo torneio. A equipe da qual ela faz parte elaborou um robô que se movimenta a partir do uso de motores e sensores. “Essa é uma oportunidade dos alunos desenvolverem suas capacidades de uma forma criativa. Espero que venham mais projetos para o incentivo de outros alunos a quererem participar, estamos animados pra participa!”, completou.
Para Carla Vitória, estudante do 2º ano do curso de Agroecologia, o campeonato possibilita construir projetos de robótica de forma lúdica. “Minha experiência com robótica está sendo ótima. Minha equipe está desenvolvendo um robô que consegue resolver um cubo mágico. É trazer para nosso cotidiano inovação e interatividade. É muito importante aprender a desenvolver robótica, que deveria ser apresentada para todos os alunos”, disse o estudante.
O Campeonato de Robótica ocorre nesta sexta-feira, 20, a partir das 9h15 com alunos dos cursos técnicos de informática, administração e Agroecologia. A EETEPA Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (Ciebt) está localizada na Avenida Inácio Moura, em Cametá.
Texto: estagiário Deivid Martins, com supervisão de Carla Couto / Ascom Sectet