Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Seaster promove encontro sobre execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Programa objetiva garantir o acesso à alimentação segura e de qualidade a partir da agricultura familiar, gerando renda às famílias vinculadas

Por Camila Santos (SEASTER)
19/09/2024 08h17

Para instruir, esclarecer dúvidas e capacitar gestores e técnicos municipais a respeito da nova execução do Programa de Aquisição de Alimentos, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promoveu um encontro com representantes contemplados com novos recursos oriundos do Governo Federal.

O PAA tem o intuito de promover o acesso à alimentação segura e de qualidade a partir da agricultura familiar, gerando renda às famílias vinculadas. Para alcançar esses objetivos, o programa compra produtos da agricultura familiar com dispensa de licitação, e os destina a famílias atendidas pela rede socioassistencial, por meio dos equipamentos públicos de segurança alimentar e pela rede pública e filantrópica de ensino.

“Nós recebemos um novo recurso do governo federal para atingir mais municípios, mais agricultores e, por isso, esse encontro, para que os municípios contemplados tenham informações, orientações adequadas para então começarem as suas propostas de execução. Teremos também mais um processo capacitação para trabalhar todo o sistema operacional da execução: como trabalhar com os agricultores, como tirar as notas fiscais e como proceder as entregas. Agradecemos a todos os municípios presentes, todos os representantes que se deslocaram das suas localidades, umas mais distantes do que as outras, para estarem aqui conosco em mais um momento de aprendizagem”, destacou a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seaster, Nazaré Costa.

Além de promover o abastecimento com as compras governamentais de alimentos e fortalece circuitos locais, regionais e redes de comercialização, o PAA valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos, incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo..

Mailson Rocha, coordenador do programa em Melgaço, reafirma que as atividades realizadas tem mudado a vida de inúmeras famílias da região. “Através de novos recursos, nós podemos contemplar um maior número de pessoas. Hoje os agricultores familiares tem pra quem vender, a quem entregar a sua produção, o que tem ajudado bastante o nosso município. Os nossos agricultores, nossos ribeirinhos mudaram a sua realidade, com produção e uma verba segura, que agora tem público e destinação garantida. Nós só temos a agradecer”, confirmou.