PCPA participa de reunião técnica com corregedores das policiais civis e militares do Brasil
O objetivo foi discutir e alinhar ações voltadas à correição em segurança pública e elaboração de políticas públicas sobre o tema.
A Polícia Civil do Pará participou, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (18), de uma reunião técnica para os corregedores das policiais civis e militares com o intuito de discutir e alinhar ações voltadas à correição em segurança pública, bem como a elaboração de políticas públicas sobre o tema.
A instituição foi representada pelo corregedor geral da PCPA, delegado Raimundo Benassuly, que participou das palestras sobre Transversalidade dos Assuntos Correcionais nas Atividades de Educação e Operacional, e sobre o Sistema unificado para processos correcionais.
Na ocasião, também foi dialogado com os corregedores gerais das PC’s a criação de um comitê nacional dos corregedores civis e estabelecido que, para o ingresso de delegados e delegadas nas corregedorias, será obrigatória a realização de um curso preparatório para que as autoridades policiais trabalhem com a instrução dos procedimentos administrativos disciplinares e correcionais.
“Esta reunião técnica abordou temas importantes no âmbito da corregedoria, bem como propôs a troca de diálogos quanto a transparência e eficácia das atividades policiais, o que fortalece a confiança entre a sociedade as instituições de segurança”, destacou o delegado Benassuly, titular da Corregedoria de Polícia Civil do Pará.
Por fim, foi definido que as corregedorias das polícias civis dos Estados atualizem as legislações estaduais com as novas normas estabelecidas pela Lei 14.735/23 (Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis)