Encontro Literário em Santarém recebe a escritora Luciana Brandão
A poeta, escritora, psicanalista e psiquiatra, Luciana Brandão, participa do Encontro Literário do VIII Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém, nesta quarta-feira (11), a partir das 19h30, dividindo o palco principal com os escritores Eduardo Maurício Silva Fonseca e Jairo Linhares. O evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santarém.
Luciana é autora de dois livros publicados no ano de 2014. Um deles foi o resultado da pesquisa de doutorado da escritora, a partir da obra de Clarice Lispector, editado pela Cia de Freud. O livro "Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector - no litoral entre a literatura e a psicanálise" é “um ensaio oriundo da minha tese de doutorado em que abordo a literatura em sua encruzilhada entre a crítica literária e a psicanálise”, conta a escritora. No mesmo ano, a autora publicou um livro de poemas chamado “Entre”.
O título do livro de poemas, como diz a própria autora, faz alusão a um convite de entrada, um chamado a esse lugar de cisão, partido, dividido, onde um sujeito se funda na e pela linguagem, numa franca experiência espacial e temporal de perda de sentido.
A poeta afirma que espaços como o Salão do Livro são importantes para o escritor entrar em contato com outros escritores e, sobretudo, com os leitores. “Uma oportunidade para partilhar e agregar. Para o meu trabalho, também significa uma oportunidade de divulgação de um trabalho independente, quase sem nenhum apoio editorial. É muito difícil publicar no Brasil. Quando um escritor independente tem a chance de se fazer escutar, isso deve ser comemorado”, destaca Luciana.
Ela afirma ainda que o Encontro Literário é uma oportunidade para que ela possa dividir com os demais participantes, questões acerca da produção poética “enquanto uma experiência constitutiva, vital, transformadora, muitas vezes transgressora”.
“Eu comungo com uma determinada vertente da crítica literária que sublinha o fato da poesia não ter gênero. Assim, a existência de uma poética feminina provém de alguém que trabalha com os limites da linguagem, nas bordas do sentido, seja esse escritor um homem ou uma mulher. Por isso, para além das questões de gênero, penso que a importância da presença desse tema numa feira literária nos permite discutir literatura, estilo, criação e as vanguardas da área”, explica.
Lucina aponta ainda que a importância da presença feminina na literatura é inegável, sendo de igual relevância “em outros espaços, em que a importância é a existência/persistência da escrita, a escrita que atravessa o tempo e rompe paradigmas”. Segundo a poeta, a presença feminina (e do feminino) na literatura comparece como uma importante via de democratização da escrita. “Algo que vejo com entusiasmo, porque significa também não se conformar às regras de mercado”, conclui a escritora, que fará sessão de autógrafos, ainda nesta quarta, às 20h30.
Serviço: Encontro Literário com a escritora Luciana Brandão, no VIII Salão do Livro do Baixo Amazonas nesta quarta-feira (11), a partir das 19h30. Local: Parque da cidade Espaço Pérola Tapajós. Horários de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 9h às 22h; aos sábados, domingos e feriados, de 15h às 22h.