Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Prefeitos e educadores paraenses são capacitados pelo FNDE

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/10/2017 00h00

Prefeitos, vereadores e educadores de municípios paraenses recebem orientações de técnicos do Governo Federal sobre a aplicação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em evento iniciado na quinta-feira (26), em Belém, e que termina nesta sexta-feira (27).

O evento é uma iniciativa do deputado federal Hélio Leite (DEM), que viabilizou a vinda do evento de circulação nacional para Belém. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi representada na abertura do evento pela secretária Ana Cláudia Serruya Hage.

O “FNDE em Ação” – atividade itinerante do Ministério da Educação e Cultura - possibilita a assistência técnica a gestores de estados e municípios sobre o funcionamento de programas do FNDE. 

Entre as questões relacionadas à aplicação do fundo estão obras de escolas e instalação de equipamentos educacionais; problemas no repasse de recursos; termos de compromissos vencidos e prestação de contas.

Da programação do evento constam também palestras sobre transporte escolar, aplicação dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e alimentação escolar.

Na plateia de abertura do seminário estiveram presentes prefeitos, parlamentares, secretários municipais de Educação, técnicos municipais e dirigentes de entidades representativas de municípios do Pará.

Para o deputado Hélio Leite, os participantes do evento buscam obter conhecimentos sobre como promover o desenvolvimento de seus municípios a partir da educação. “Eu sou municipalista. Um gestor tem que estar atualizado; não ser prefeito, mas ser um gestor para fazer evoluir o seu município, em particular, o setor da educação”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Márcio Miranda (DEM), enfatizou “o esforço dos educadores” para com o funcionamento das escolas, e defendeu a composição de um mutirão entre gestores escolares e representantes do Poder Público para encaminhamento de processos de obras paralisadas no setor.

“Não adianta ficar olhando pelo retrovisor. Temos que ir para frente”, observou. Márcio Miranda salientou que o perfil da Amazônia é diferente do restante do País, e isso tem de ser considerado pela União na definição e execução de ações relacionadas à educação.

Em nome dos secretários municipais de Educação, pronunciou-se a secretária Viviane Cunha, de São Félix do Xingu. Ela destacou as dificuldades dos gestores escolares para viabilizar ações nos municípios, devido as grandes distâncias no território paraense.

Participam da programação o presidente da Associação de Municípios do Nordeste do Pará (Amuepa), parceira na realização do seminário, Valdomiro Coelho Júnior, prefeito de Ourém; o representante do FNDE, assessor técnico Carlos Fortini; técnicos e dirigentes de entidades.