Hospital Abelardo Santos fortalece ações de qualidade e segurança do paciente
Objetivo é de mobilizar principalmente os pacientes, para que saibam quais são seus direitos durante o período de internação
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, reafirma seu compromisso com a qualidade e segurança dos pacientes ao iniciar uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. As ações visam mobilizar profissionais de saúde, mas principalmente os pacientes, para que saibam quais são seus direitos durante o período de internação.
Louraine Patrícia, 20 anos, está no HRAS acompanhando a internação do filho LucasLouraine Patrícia Guilherme, de 2 anos. A autônoma, que é do interior de Magalhães Barata, município do nordeste paraense, destacou que o cuidado aos detalhes da equipe é o diferencial no tratamento. “A preocupação recorrente com a saúde, a evolução e até mesmo o conforto da gente é maravilhoso. Me sinto segura dessa forma”, disse.
Liliane AlmeidaPelo menos uma vez por mês, a autônoma Liliane Almeida, 35 anos, paciente renal crônica, precisa vir ao Regional Abelardo Santos para consultas de rotina. “Moro no município de Marapanim [Nordeste do Pará], e mesmo à distância, tenho o contato com os profissionais por telefone que, quando eu preciso, me dão suporte para que eu não tenha complicações em casa. Isso também é segurança ao paciente”.
Capacitação - Neste ano, as iniciativas estão sendo realizadas com base no tema “Quem Promove Saúde, Faz Atendimento Seguro”. Os profissionais que atuam na área assistencial foram convidados para participar de uma simulação realística, utilizando um boneco, para que possíveis problemas fossem resolvidos e garantir a qualidade e segurança dos pacientes atendidos no Hospital Abelardo Santos.
As ações estão focadas nas metas internacionais de segurança do paciente: Identificar corretamente o paciente; Melhorar a comunicação entre profissionais; Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; Assegurar cirurgia e/ou parto em local da operação, procedimento e pacientes corretos; Higienizar as mãos; e Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.
Jocy Guimarães, enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), destaca que a eficiência na prestação de um serviço de saúde envolve um processo seguro, que visa reduzir riscos e danos e, de maneira geral, abrange todos os esforços relacionados ao bem-estar dos pacientes. “Então, nossa atuação é planejada para oferecer a melhor experiência e recuperação ao paciente”, afirmou.
"Nosso compromisso é sempre com a vida e a dignidade dos nossos pacientes. Essas ações nos permitem não apenas capacitar nossos profissionais, mas também engajar os próprios pacientes e seus familiares, garantindo que estejam cientes dos seus direitos e cuidados durante todo o período de internação. E a nossa equipe está engajada com essa visão", afirmou Aline Oliveira, diretora-geral do HRAS.
Referência - O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.