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PROLONGAMENTO E DUPLICAÇÃO

Estado assina Ordem de Serviço para início das obras da nova Rua da Marinha, em Belém

O projeto, um dos legados da COP 30 à capital paraense, vai interligar a Rodovia Augusto Montenegro e a Avenida Centenário, transformando a via em um grande corredor de mobilidade urbana

Por Gustavo Pêna (SEOP)
17/09/2024 21h03

O Governo do Pará assinou, na tarde desta terça-feira, 17, a Ordem de Serviço para o início das obras de prolongamento e duplicação da nova Rua da Marinha, no bairro da Marambaia, em Belém. O projeto, um dos legados da COP 30 à capital paraense, vai interligar a Rodovia Augusto Montenegro e a Avenida Centenário, transformando a via em um grande corredor de mobilidade urbana. 

"Hoje estamos dando mais um passo nessa importante iniciativa das obras de duplicação da Rua da Marinha, que vai da Augusto Montenegro até a Centenário. São 3,5 quilômetros em que estaremos fazendo a duplicação de todo esse trecho, com três pistas de cada lado, ou seja, seis pistas, além de uma rotatória no canal que corta esta região. Isso significa uma nova avenida estratégica para a mobilidade urbana, para o planejamento urbano de Belém, integrando vários bairros que compõem essa região, facilitando o acesso e permitindo a melhoria de todo o fluxo de veículos que vem de Icoaraci e Outeiro, assim como Ananindeua, àqueles que utilizam a Rodovia Mário Covas, o 40 Horas, o Tapanã, passam a ter essa outra alternativa, integrando com a Pedro Álvares Cabral, a Centenário, criando um novo eixo de tráfego para Belém e Região Metropolitana", destacou o governador Helder Barbalho.

O chefe do Executivo estadual fez questão de destacar o acordo com a Marinha do Brasil, em que a União transferiu ao Estado do Pará uma área de 255.259,29 m², que era de responsabilidade patrimonial do Comando do 4° Distrito Naval, onde se encontra sediado o 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas.

"Essa área está adensada de população no seu entorno, uma cidade que cresceu sem planejamento e acabou pressionando essa região. Muitas vezes você olha uma área que tem baixa ocupação, ao mesmo tempo, em que a cidade necessita de alternativas para solucionar os seus desafios urbanos. Gratidão à Marinha, que teve a sensibilidade de compreender que a cessão dessa área, que representa 25 hectares, vai nos permitir entregar, para Belém e os bairros envolvidos, uma nova avenida com toda a estrutura para termos um novo acesso de integração", completou o governador.

A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, lembrou que o prolongamento e duplicação da Rua da Marinha é a última das grandes obras dentro do contexto de legado da COP 30 que faltava iniciar. Hana enfatizou que os investimentos feitos pelo Governo do Pará, para Belém, são os maiores da história da capital.

"Estamos com investimentos de R$ 3 bilhões, algo nunca visto na nossa capital. Essa é a última obra importante que estamos iniciando, as demais já estão iniciadas. É uma transformação em Belém. Na minha geração, nunca vi um momento como esse na capital do nosso Estado. Sempre ouvimos falar de outras capitais em que as pessoas, quando viajavam, voltavam falando que estavam em um canteiro de obras. Agora, Belém é que está um canteiro de obras", falou a vice-governadora do Estado.

O prolongamento e duplicação da nova Rua da Marinha terá uma extensão de 3,5 quilômetros. Os serviços, executados por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), visam diminuir os congestionamentos na região, melhorando a segurança viária, diminuindo o tempo de viagem em Belém e Região Metropolitana, garantindo o desenvolvimento urbano com mobilidade.

O aposentado Maurício Oliveira mora no bairro da Marambaia há 60 anos. Para ele, a obra irá diminuir os problemas do trânsito na Rua da Marinha, que tem convivido com constantes congestionamentos.

"Para nós, moradores da Marambaia, essa obra vai aliviar o trânsito, o engarrafamento, o trajeto na madrugada que traz muito barulho para quem mora na Rua da Marinha, no Gleba 1. São acidentes constantes, dia e noite. É uma rua estreita, tumultuada, cheia de lombadas, sem sinalização. Hoje, quem está com a minha idade, 67 anos, vai acabar com a agonia, principalmente, quando têm jogos e outros eventos no Mangueirão, no final de semana".

O projeto - A Nova Rua da Marinha terá duas pistas com sentido duplo, onde cada pista será composta por três faixas de rolamento, ciclofaixa e passeio com acessibilidade. O projeto destaca que serão transplantadas árvores da área atual para os canteiros centrais, como parte das condicionantes para o licenciamento ambiental.

A via contará com uma rotatória sobre o Canal São Joaquim, que interligará a Rua da Marinha com a Perna Norte, que forma o Complexo do Mangueirão, reduzindo o tempo de viagem em relação aos hoje observados.

Para a contadora, Socorro Barros, a obra irá mudar positivamente o dia a dia dos moradores. "Morei aqui por 55 anos, minha família continua nessa redondeza, e essa obra veio trazer uma grande mudança para a população que é tão sofredora, que por muito tempo foi esquecida. Vai ficar um local fantástico, desafogando o trânsito. Trabalho na Marambaia e pego grandes engarrafamentos no ir e vir. O Governo do Pará está de parabéns", disse a moradora.

A obra da Nova Rua da Marinha também terá sinalização gráfica horizontal e vertical, paradas de ônibus recuadas com totens informativos e nova iluminação em led, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários da via.

"Essa é uma obra de extrema importância dentro do contexto do que a gente chama de Complexo Viário do Mangueirão. Temos vários pontos de abrigo de ônibus que estamos colocando para os moradores, assim como cestos de lixo, totem interativo. Vamos diminuir o tempo de transporte, o que é extraordinário para uma cidade como Belém, que hoje sofre os problemas da mobilidade", pontuou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.