Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Mulheres empreendedoras participam de roda de conversa sobre violência doméstica

O diálogo teve como objetivo apresentação do projeto 'Eles com Elas pelo fim da violência de gênero' para as mulheres assistidas pela Semu

Por Milene Amaral (SEMU)
17/09/2024 15h58

Durante a manhã desta terça-feira (17), a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) realizou uma roda de conversa com as representantes dos coletivos de mulheres empreendedoras que já são assistidas pelo órgão. Na oportunidade, as empreendedoras puderam conhecer o projeto 'Eles com Elas pelo fim da violência de gênero' e, assim, estimular que os maridos, bem como os homens que fazem parte da família, participem da aula inaugural da 2º turma da 'Escola de Gênero'. 

"A ideia é que todas elas levem essa semente do nosso projeto para suas casas e para o ambiente dos coletivos, dessa forma, estimulando a participação dos maridos e também dos homens que fazem parte do convívio familiar, a participarem da aula inaugural que acontece no dia 23. Durante a programação, também terá um espaço reservado para as expositoras comercializarem os seus produtos", falou Reneé Santos, diretora de Autonomia Econômica em exercício. 

"Essa iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres é fantástica! Trabalhamos com muitas mulheres e dialogar sobre essa mudança de cultura do comportamento dos homens é fundamental. O projeto 'Eles com Elas pelo fim da violência de gênero', é justamente o que nós esperamos de uma sociedade evoluída que vai deixar frutos para os nossos filhos e filhas, porque é essa atitude que proporciona uma mudança muito maior. E o que faz a mudança de verdade é essa raiz", disse a empreendedora que participou da roda de conversa, Edith Meira. 

A ação é realizada de forma integrada pela Diretoria de Articulação de Políticas Públicas para Mulheres e a Diretoria de Autonomia Econômica e Políticas Transversais da Semu. "Não tem como zerar os casos de feminicídio sem falar de educação. E quando falamos em educação, nós falamos sobre homens e mulheres caminhando juntos na construção de uma sociedade mais justa. Afinal, nós sabemos que a nossa sociedade ainda é machista, misógina e patriarcal. E é isso que nós precisamos desconstruir nos homens, em parceria com as mulheres", complementou Márcia Jorge, Coordenadora de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero, que na oportunidade também falou sobre os direitos das mulheres tendo como base a Lei Maria da Penha.

Aula inaugural

Na próxima segunda-feira, 23, a Semu vai realizar a aula inaugural da 2º turma da escola de gênero. A programação acontece a partir das 8h30, no auditório da sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, localizada na Av. Magalhães Barata, 209. A programação é aberta ao público e traz como temática - Saúde Mental e a Masculinidade no Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres. 

Durante a aula também será realizada a feira 'Expo Mulheres da Amazônia', com intuito de fomentar e fortalecer o empreendedorismo feminino. Ao todo, 10 coletivos de mulheres vão participar do evento e comercializar seus produtos no local.