Uepa abre inscrições para o Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
O evento, que ocorrerá em novembro, terá palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e mesa de diálogo, e sediará a I Mostra Paraense de Produtos Educacionais da Área de Ensino
O Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), vai realizar, entre os dias 5 e 7 de novembro de 2024, o III Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (EPEECA). O evento é voltado a professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação.
O tema deste ano é "Construindo saberes e ressignificando experiências formativas sobre ciências da natureza e sustentabilidade". Os interessados em participar podem se inscrever de forma on-line, gratuitamente, até o dia 4 de novembro. Quem deseja submeter trabalhos poderá enviá-los (nas modalidades Resumo Expandido e Artigo) até a próxima sexta-feira (20). As informações relativas aos critérios de submissão estão disponíveis no site do evento.
Trabalhos podem ser enviados até a próxima sexta-feira (20)O encontro ocorrerá no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE/Uepa) e no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA). A programação é composta por palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e mesa de diálogo. O objetivo é promover o debate e a divulgação científica sobre pesquisas, produtos e/ou processos educacionais, direcionados às áreas de ciências da natureza e sustentabilidade, que contribuam com a prática educativa de docentes e pesquisadores da Amazônia paraense.
O III Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia também vai sediar a I Mostra Paraense de Produtos Educacionais da Área de Ensino, que visa fortalecer a cooperação científico-acadêmica entre docentes, alunos e pesquisadores dos PPGs da área de Ensino, situados no Pará.
Integração - O coordenador do PPGEECA, Ronilson Souza, destacou a importância da integração entre docentes e discentes, tanto da educação básica quanto do ensino superior, para promover o intercâmbio técnico-científico do conhecimento. “Será uma oportunidade para os participantes acessarem as mais recentes pesquisas e inovações acadêmicas, adaptando e potencializando essas práticas em suas salas de aula”, afirmou.
A coordenadora do evento, Priscyla Santiago, citou o fato de Belém sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025, e ressaltou que o III EPEECA vai possibilitar “a oportunidade de divulgar estudos que discutam a questão ambiental no contexto brasileiro, com destaque às práticas educativas e pesquisas que vêm acontecendo na Amazônia paraense”.
Texto: Monique Hadad - Ascom/CCPPA