Escola Técnica do SUS realiza cerimônia de formatura da turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde
O evento representa um importante marco na formação de novos profissionais para a área da saúde
Nesta sexta-feira (13), a Escola Técnica do SUS do Pará, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realiza a cerimônia de diplomação da primeira turma de 2022 do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (TVS).
A diretora da ETSUS no Estado, Elizeth Braga, ressalta a importância da formação para a saúde pública. "O curso abrange várias áreas essenciais, incluindo inspeção, normatização, e vigilância de doenças e do meio ambiente. Utilizando uma metodologia ativa e pedagógica integrativa, o curso permitiu que os alunos aplicassem o conhecimento adquirido para melhorar seu ambiente de trabalho. A importância da formação é evidente na capacidade desses profissionais de atuar na prevenção e ações de saúde", explicou.
Iniciado em 2022, o curso de Técnico em Vigilância em Saúde visa preparar e capacitar os profissionais para os desafios reais do campo da saúde, alinhando a formação às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário adjunto de gestão administrativa, Edney Pereira, representando a titular da Sespa, Ivete Vaz, iniciou a cerimônia expressando a felicidade pelos novos profissionais. “A formatura de hoje não beneficia apenas os formandos, mas fortalece a saúde pública do Estado, o SUS, que ganha novos profissionais dedicados, e a Sespa, que vislumbra futuros promissores que podem integrar o nosso time. Este é um momento de grande celebração para todos nós”, disse.
Os 32 participantes do curso vêm de municípios como Breves, Santa Luzia, Santa Bárbara e Capanema, demonstrando o alcance e a importância da formação oferecida pela Escola Técnica do SUS.
"Para mim, é extremamente gratificante ver a conclusão da turma, especialmente porque participei da qualificação inicial e fui convidada a participar do curso, o resultado é muito recompensador. Parabéns à ETSUS pela organização e pela qualidade do material oferecido. Este curso abriu oportunidades para muitos que não tinham acesso a uma formação", afirma Elisângela Viana, oradora e graduanda, sobre a importância da formação para mudar as realidades dos alunos – e agora novos profissionais.
A cerimônia de formatura destaca não apenas a conclusão do curso, mas também o impacto da reconstrução e modernização da Escola Técnica do SUS, que tem trabalhado para aprimorar a formação técnica dos trabalhadores estaduais da saúde.
O evento simboliza a dedicação da Escola Técnica do SUS em contribuir para a qualificação dos profissionais de saúde, promovendo a excelência no atendimento e no cuidado com a saúde pública.
Texto: Jamille Leão - Ascom Sespa