Governo do Pará transforma vidas com a entrega de 1.050 óculos de grau em Ananindeua
As entregas aconteceram nesta quinta-feira, 12, em continuidade às realizadas no município em junho, no conjunto Júlia Seffer, Aurá e Curuçambá
A entrega de 1.050 óculos de grau na Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, trouxe uma nova perspectiva para centenas de pessoas que há tempos enfrentavam dificuldades para enxergar. Como parte das ações do programa "Governo do Pará nos Bairros", as entregas aconteceram nesta quinta-feira, 12, em continuidade às realizadas no município em junho, no conjunto Júlia Seffer, Aurá e Curuçambá.
Para a diarista Maridalva Pinheiro, de 43 anos, receber seus primeiros óculos foi um grande alívio, demonstrando como algo simples pode transformar a qualidade de vida. "Eu não conseguia mais ler minha identidade, nem escrever direito e nem mexer no celular, tinha muita dificuldade pra enxergar letras pequenas. Agora eu estou muito feliz, foi do jeito que eu queria: o modelo, o grau, tudo", comemorou Maridalva.
Criado no ano passado, o programa estadual reúne diversos órgãos, incluindo a Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) e a Fundação ParáPaz. Em 2024, já garantiu mais de 85 mil atendimentos, oferecendo serviços essenciais como consultas médicas, emissão de documentos e orientações jurídicas, Além disso, o foco na saúde ocular, com a distribuição de óculos de grau, tem sido fundamental para melhorar a vida de milhares de pessoas.
Elieth Braga, titular da Seac, acompanhou de perto as entregas e reforçou a importância do programa. "Esse programa leva benefícios diretamente à população, fazendo com que o governo esteja presente onde as pessoas mais precisam. Aqui, na Usina da Paz, que é nosso trabalho social mais bonito e forte, temos mais de 70 serviços à disposição", explicou Elieth, reforçando o compromisso do Governo do Pará em cuidar das pessoas e oferecer atendimentos gratuitos e prioritários.
A manicure Deyse Ticiane, de 40 anos, também foi uma das beneficiadas e destacou o impacto positivo que os óculos terão no dia a dia da sua família, pois assim como ela, sua filha e mãe também receberam o acessório.
"Em casa somos nós três e não tínhamos como gastar esse dinheiro. Eu estava deixando de atender minhas clientes à noite porque não enxergava bem. Com esses óculos, vou conseguir voltar a trabalhar normalmente e até aumentar a renda", comentou.
Outra contemplada foi Antônia Silva, dona de casa de 58 anos, que esperava há três anos para adquirir novos óculos por falta de recursos. "O meu antigo custou R$ 600, parcelado, mas agora, com essa oportunidade, consegui sem precisar pagar nada. Foi uma ajuda enorme, e sou muito grata ao governo por isso", relatou Antônia.
Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz, também acompanhou o evento e fez questão de agradecer aos servidores envolvidos nas ações, destacando o compromisso do governo em atender a população por todos os municípios do Estado. "Estamos dedicados a cuidar de nosso povo e garantir que todos tenham acesso aos serviços que precisam", garantiu o gestor.