Parceria do CIIR com TRE-PA leva inclusão a usuários com deficiência às urnas eletrônica para eleições
O projeto tem o objetivo de levar a Justiça Eleitoral ao encontro de eleitores que precisam de acessibilidade, a fim de que todos tenham a oportunidade de exercer o direito ao voto no dia da eleição
Reric Jardim, 13 anos, usuário com deficiência auditiva assistido pelo serviço de Reabilitação
Para promover inclusão, acessibilidade e fomentar a cidadania, a gestão do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), realizou, nesta quinta-feira, 12, o treinamento ‘Vem TREinar’, voltado aos usuários com deficiência, seus acompanhantes e colaboradores da instituição.
A ação itinerante de humanização foi realizada no Hall do Bloco C, das 10h às 12h, com repasse de orientações sobre o processo eleitoral, como o uso da urna eletrônica, envolvendo usuários. O Centro de Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade, via Sistema Único de Saúde (SUS), às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual de todas as faixas etárias.
Segundo Denise Morais, supervisora do Arte e Cultura, setor responsável pela organização do evento, a ação do projeto ‘Vem TREinar’ é uma parceria da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Pará com o Centro de Reabilitação. “O CIIR é uma instituição referência no nosso Estado em relação ao cuidado centrado na pessoa, portanto, a importância dessa ação é a de oferecermos esse tipo de serviço como orientação, pois a sociedade precisa oportunizar que a pessoa com deficiência permeia em todos os espaços e exerça a sua cidadania”, pontuou.
Arminda Durand, usuária cega, 77 anos, recebeu as orientações para votar com tranquilidade nas eleições deste ano
Aprovação – A ação itinerante de humanização teve ampla adesão dos participantes, entre eles a dona Arminda Durand, 77 anos, usuária cega que, apesar de não ser mais obrigada a votar, fez questão de receber as orientações durante o treinamento, que contou com o auxílio de colaboradores do CIIR e do TRE-PA. “Acho importante esse trabalho porque o CIIR, enquanto referência no tratamento das pessoas com deficiência, deve nos instruir para que estejamos aptos a garantir nosso direito ao voto e exercermos a nossa cidadania”, pontuou a aposentada.
Rafaela Caldas, 33 anos, é mãe e cuidadora em tempo integral de Reric Jardim, 13 anos, usuário com deficiência auditiva assistido pelo serviço de Reabilitação. A genitora explicou a importância de preparar o filho para quando ele for exercer a sua cidadania. “Acho ótima essa parceria que o CIIR está propondo para nós, mães de usuários, porque, em meio aos atendimentos em saúde, também podemos contar com esse suporte. E nossas crianças, sabendo que aqui elas têm todo apoio, já aprendem desde cedo sobre a importância de exercer a sua cidadania”, enfatizou.
‘Vem TREinar’ – O projeto ‘Vem TREinar’ foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), por meio do programa ‘TRE Acessível’ com o objetivo de levar a Justiça Eleitoral ao encontro de eleitores que precisam de acessibilidade na urna, equipamento eletrônico que permite acessibilidade tanto para deficientes auditivos, visuais e deficientes físicos, a fim de que todos tenham a oportunidade de exercer o direito ao voto no dia da eleição.
De acordo com Valdizio Netto, chefe da Seção de Biblioteca, Cidadania e Pesquisa do TRE-PA, os eleitores, principalmente com algum tipo de deficiência, não terão dificuldade nenhuma em relação às urnas no dia da eleição deste ano. “Por isso, estamos realizando esse treinamento, para quando chegar o dia da eleição não haver dificuldade para votar na urna eletrônica”, evidenciou.
As eleições de 2024 no Brasil acontecerão nos dias 6 (primeiro turno) e 27 de outubro (para municípios em que houver segundo turno), quando os eleitores irão às urnas para eleger vereadores e prefeitos. A participação no pleito é obrigatória para eleitores alfabetizados que tenham entre 18 e 70 anos.
Joarle Andrade, 21 anos, usuário com paralisia cerebral recebe treinamento acompanhado da mãe
Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).
Serviço: O CIIR/Cetea/Natea é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na rua Presidente Pernambuco, nº 489, no bairro de Batista Campos, em Belém. O CIIR está situado na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR