Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Encontro com escritores paraenses movimenta Salão do Livro em Santarém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/11/2015 09h33

O escritor Antônio Juraci Siqueira participa do Encontro Literário nesta quinta-feira (12), partir das 19h30. O encontro ocorre no palco principal do VIII Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém, onde estarão também para um conversa com o público, os escritores Odenildo Queiros de Souza e Paulo Silber. O evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceira com a Prefeitura Municipal de Santarém e segue até o próximo dia 16.

Os Encontros Literários, segundo Juraci Siqueira, proporcionam o contato mais próximo com outros escritores e os leitores. “Sinto-me muito feliz de participar de feiras literárias, porque apesar de estar sempre envolvido com  o público, através das oficinas que ministro nas escolas, a feira traz um público diferenciado, muito mais amplo”, comenta o escritor, que tem muitas de suas obras utilizadas no currículo de ensino de escolas locais.

O autor também atua como oficineiro, performista, contador de histórias e já publicou mais de 60 títulos individuais entre folhetos de cordel, livros de poesias, contos, crônicas, histórias humorísticas e versos picantes.

Natural de Cajary, município de Afuá (PA), Juraci pertence a várias entidades lítero-culturais, entre elas está a União Brasileira de Trovadores, a Malta de Poetas Folhas & Ervas, a Academia Brasileira de Trova e o Centro Paraense de Estudos do Folclore. Ele ainda colabora com jornais, revistas e boletins culturais de Belém e de outras localidades e conta com mais de 200 premiações em concursos literários em vários gêneros, em âmbito nacional e local.

É com esse currículo que Juraci se apresenta hoje no Salão e aproveita para antecipar seus próximos trabalhos sobre cordéis. “Tenho um livro ser lançado em todo o Brasil, com o título “Aumentei, mas não menti”, que em forma de cordel, traz relatos indígenas sobre mitos, sob dois subtítulos: ‘A criação dos rios do Marajó’ e ‘A criação da noite’”, diz Juraci, informando que o lançamento é para o próximo ano.

O escritor se diz um defensor de feiras literárias, como o VIII Salão do Livro. “Esses eventos representam muito para a cultura, além de ser uma grande festa da palavra em todas as suas dimensões. Exalta não o universo da literatura escrita, mas traz a possibilidade de, através das conotações de histórias, oficinas, palestras, encontros e bate-papos, a utilização da palavra e da linguagem”, afirma.

Ele também participa, nesta quinta, de uma sessão de autógrafos, às 20h30, e na sexta-feira (13) ministra a “Oficina de Trova” para os participantes do VIII Salão do Livro inscritos na atividade.

Serviço:

Encontro Literário com o escritor Antônio Juraci Siqueira, no VIII Salão do Livro do Baixo Amazonas nesta quinta-feira (12), a partir das 19h30. Local: Parque da cidade Espaço Pérola Tapajós. Horários de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 9h às 22h; aos sábados, domingos e feriados, de 15h às 22h.