Usinas da Paz promovem ações de saúde alusivas à campanha 'Setembro Amarelo'
Programação promove serviços e palestras sobre a saúde mental
As Usinas da Paz deram início às programações especiais em alusão à campanha do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância para cuidados com a saúde mental e prevenção de suicídios. Neste sábado (7), a Usina da Paz Terra Firme, em Belém, recebeu grande público para uma manhã de serviços de saúde e palestras sobre as temáticas da campanha.
A terapeuta ocupacional, Elecilda Carvalho Raiol, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ministrou uma palestra sobre a prevenção de suicídios. De acordo com a especialista, é fundamental que os cuidados com a saúde mental sejam tomados todos os dias.
“A saúde mental perpassa todas as esferas da saúde humana. Muitas pessoas estão adoecendo por conta de outras doenças, preocupações. Nosso objetivo aqui é mostrar os serviços que temos disponíveis no Estado, para dar o encaminhamento a quem precisa. Precisamos educar a população para levantar a bandeira da saúde mental e, por meio dessas palestras, conseguimos esclarecer que é importante saber pedir ajuda, além de sensibilizar a população.” explicou.
ATENDIMENTOS DE SAÚDE - Foram disponibilizados gratuitamente à comunidade atendimentos médicos com encaminhamento para exames e consultas especializadas, testes rápidos para a detecção de doenças, vacinação, distribuição de kits odontológicos, além de atendimentos da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (Ceped), como o cadastro para o recebimento de cadeiras de rodas, órteses e próteses, e a emissão de Passe Livre Intermunicipal.
Ronielle Fonseca levou o filho Wesley para consulta com o ortopedista: “Essa ação é importante para a nossa saúde", disse ela. A dona de casa Ronielle Fonseca aproveitou a programação e levou o filho Wesley para atendimento com médico ortopedista e encaminhamento para exames. “Esse tipo de ação é muito importante para a nossa saúde, porque muitas pessoas não têm condições de pagar um médico particular. Eu já estava há muito tempo buscando atendimento para o meu filho no posto de saúde." disse.
Maria Nonata Bittencourt se consultou com o clínico geral, com o nutricionista e atualizou o calendário de vacinas A aposentada Maria Nonata Bittencourt também procurou a UsiPaz em busca de atendimentos de saúde e reforçou a facilidade de conseguir participar de vários serviços em uma mesma ação. “Hoje vim para consulta clínica e também aproveitei para fazer a minha vacinação, pois fazia muito tempo que eu não tomava as vacinas. Também vou aproveitar para me consultar com a nutricionista. Essa ação é muito importante, porque às vezes a gente fica perdida, não sabe para onde correr atrás de atendimento. Também fica difícil para quem não tem condições de pagar atendimento particular.” explicou.
Terapeuta ocupacional, da Sespa, Elecilda Carvalho Raiol: "A saúde mental nos exige cuidados diários", enfatiza elaSETEMBRO AMARELO - Em 2024, a campanha do Setembro Amarelo tem como tema ““Se precisar, peça ajuda!”. Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia.
A campanha tem como principal objetivo conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, estimulando pessoas que passam por momentos difíceis e de crise a buscarem ajuda.
SERVIÇO - Ao longo do mês de setembro, as demais Usinas da Paz também vão promover ações de saúde alusivas ao Setembro Amarelo. As programações de cada Usina podem ser consultadas no Instagram oficial: @usinasdapaz.