Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional de Marabá se destaca como referência com Centro de Reabilitação

Unidade do governo do Pará realizou de janeiro e agosto, deste ano, mais de 4 mil sessões de fisioterapia contribuindo pra saúde púclica

Por Ascom (Ascom)
07/09/2024 11h15

Bebê Rafaela Ferreira em sessão de fisioterapia por tratamento de neuropatiaNeste domingo, 8 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Fisioterapia, data que destaca a importância desse tratamento na vida de muitas pessoas. No Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, a fisioterapia se destaca como um pilar importante na recuperação de pacientes de todas as idades, incluindo a adorável Rafaela Ferreira, uma bebê de apenas 3 meses, que está recebendo tratamento para neuropatia.
 
“Minha filha começou as sessões de fisioterapia, recentemente, e já vejo o quanto o procedimento pode fazer por ela. A neuropatia afeta os nervos e compromete os movimentos, mas com o acompanhamento especializado, tenho esperança de que ela recupere sua coordenação, fortaleça os músculos e alcance um desenvolvimento saudável", contou Maria Raimunda, mãe da pequena Rafaela.A unidade do governo do Pará abriga um Centro de Reabilitação especializado, que oferece um tratamento integrado para pacientes com lesões traumáticas ou em recuperação pós-cirurgia. Entre janeiro e agosto deste ano, a equipe de fisioterapia do hospital já realizou mais de 4 mil sessões, evidenciando seu compromisso com a restauração da mobilidade e da independência dos pacientes.
 
Marcos André, paciente da instituição também compartilhou sua experiência. "Após meu acidente de moto, a fisioterapia se mostrou essencial para minha recuperação. As sessões têm sido cruciais para restaurar minha mobilidade e retomar atividades que antes pareciam impossíveis. A equipe oferece um atendimento excepcional e personalizado, o que me dá uma grande esperança de uma recuperação completa", explicou o usuário.  
 

Referência –
Gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Centro de Reabilitação do Hospital Regional do Sudeste conta com equipe multiprofissional, formada por fisioterapeutas e terapeutas ocupacional, que ofertam tratamentos de excelência para 22 municípios da região de integração de Carajás.
 
Lino Andrade fisioterapeuta que atua no hospital, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido no centro de reabilitação. "Utilizamos combinação de técnicas baseadas em evidências para atender às necessidades específicas de cada paciente. A terapia manual ajuda a aliviar a dor e melhorar a mobilidade, enquanto os exercícios e a estimulação neuromuscular promovem recuperação da função. Oferecemos tratamento personalizado que contribua na qualidade de vida dos nossos pacientes", explica o profissional.
 
O diretor executivo do hospital, Flavio Marconsini, ressaltou o compromisso da instituição com a fisioterapia e a reabilitação. “Estamos extremamente orgulhosos dos resultados alcançados pelo nosso centro de reabilitação. A fisioterapia desempenha um papel vital na recuperação dos nossos pacientes e na melhoria de sua qualidade de vida, reafirmando nosso compromisso em continuar oferecendo serviços de excelência para a nossa comunidade”, enfatizou.
 
Perfil: Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência na região, com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – Adulto, Pediátrica e Neonatal.