Governo do Pará contempla 1,2 mil pessoas com óculos de grau em Ananindeua
Foram realizadas ações no município durante esta semana; confira o cronograma
O Governo do Estado, através da Fundação ParáPaz e da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) iniciou, ainda ontem (5), uma série de entregas gratuita de óculos em Ananindeua. Ao todo, 1,2 mil óculos de grau serão entregues referentes às ações do programa “Governo do Pará nos Bairros". O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de atendimentos de saúde, cidadania, assistência e inclusão social.
Na manhã de sexta-feira (06), aproximadamente 400 óculos foram entregues na Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, com a presença da secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga.
“As ações do Governo do Pará nos Bairros levam melhoria de vida e aproximam as pessoas dos serviços ofertados pelo governo. Esta entrega dos óculos é um momento muito importante de aproximação do Estado com o cidadão, onde é possível garantir o acesso mais democrático a equipamentos que garantem mais saúde e qualidade de vida", comentou.
Benefício - Entre os beneficiados de hoje está Viviane de Souza, moradora do bairro. Ela e o marido, que trabalham com reciclagem, encontravam dificuldades para comprar óculos para ela e o filho Mirley, de 15 anos.
"Eu sentia muita dor de cabeça e não enxergava bem. Meu filho já estava com dificuldades na escola, reclamando que não conseguia ver o quadro. Essa oportunidade veio na hora certa. Graças a Deus conseguimos e ainda pudemos escolher o modelo. Estamos muito felizes", contou Viviane.
Viviane e seu filho Marlene Pinheiro, dona de casa de 63 anos, que também foi contemplada, celebrou a ação ao receber seus acessórios novos. “Há três anos não renovava meus óculos porque não tinha como pagar. Já gastei R$ 800 em um, mas na época ainda trabalhava e consegui parcelar, diferente de hoje. Quando surgem essas oportunidades a gente tem que aproveitar", disse ela, mostrando o modelo escolhido.
Durante as ações no município, os beneficiários passaram por avaliação oftalmológica e puderam escolher a armação dos óculos. A produção e entrega não foram imediatas, pois o processo envolve diversas etapas, desde a escolha das lentes até a montagem final, garantindo que cada par fosse feito sob medida.
O presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, destacou a importância dessa iniciativa para a comunidade. "Entregar esses óculos vai além da correção da visão. Estamos proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar para essas pessoas. É uma iniciativa que reflete nosso compromisso em transformar vidas”, afirmou.
Para Simone Avis da Silva, que está desempregada, a ação veio em boa hora. "Gostei do exame, gostei dos óculos. Sou manicure, mas estou desempregada. Esses óculos vão me ajudar muito no atendimento", disse ela.
Entrega - Ao todo, 1.200 óculos estão disponíveis para retirada por quem participou das ações realizadas nas seguintes datas e locais:
- Ação realizada na Estrada do Maguari (24/05) e Cidade Nova (15/06) - Retirar na Deam Ananindeua (Tv. WE 31, 1112. Conj. Cid. Nova V )
- Ação realizada no Manoel Santurino (24/05) e Icuí-Guajará (11/05) - Retirar na UsiPaz Icuí-Guajará (Estrada do Icuí com Av. Independência)
- Ação realizada no Jaderlândia (13/06) e 40 Horas (14/06) - Retirar na UsiPaz Cabanagem (Av. Damasco, 37).
Texto com colaboração de Matheus Rocha (Ascom Seac)