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Turismo no Estado avança com ações do Plano Ver-o-Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/11/2015 17h29

Estruturação dos produtos turísticos paraenses, novos equipamentos, melhoria dos serviços prestados, sinalização e informação, capacitação profissional, infraestrutura urbana, acessibilidade, gestão qualificada e promoção do destino Pará. Estes são alguns resultados alcançados pelo Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, que completou quatro anos de lançamento nesta quarta-feira (11), com objetivo principal de fazer do Pará o destino turístico líder da Amazônia até 2020.

Os números comprovam o avanço do turismo paraense em tão pouco tempo. Somente para efeito comparativo, em 2011, o Pará recebeu 777.004 turistas, que deixaram no Estado uma receita aproximada de R$ 380 milhões. Já ao final de 2014, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) contabilizava a chegada de 1 milhão e 86 mil turistas e a geração de uma receita líquida de R$ 711 milhões com a atividade turística. Em apenas três anos, um aumento de 39,7% no número de visitantes e de 87,1% na receita anual com a vinda de turistas brasileiros e estrangeiros ao estado. Um crescimento vigoroso, muito acima da média do turismo nacional.

A rota turística Belém-Bragança já se estabeleceu como programa de governo e se consolida como produto turístico. Além dela, as rotas turísticas do Cacau no Xingu e do Queijo no Marajó vêm sendo gestadas a passos largos pela secretaria para atração de novos fluxos pessoas, e principalmente, oportunidades de negócios. Novos equipamentos como o Centro de Convenções de Marabá prestes a ser inaugurado e o Centro de Convenções de Santarém já com projeto executivo elaborado ampliam os mercados do segmento turístico de negócios e eventos.

Destinos – Avanços na infraestrutura e acessibilidade com o novo Terminal Hidroviário de Belém, inauguração da lancha rápida para o Marajó com prestação de serviço qualificado e eficiente, e também de linhas aéreas internacionais com os voos Belém-Miami (TAM), Belém-Lisboa (TAP), Belém-Caiena (Azul) e Belém-Paramaribo (GOL) foram pontos altos do Plano Ver-o-Pará, abrindo novas possibilidades junto aos principais emissores internacionais ao destino Pará, como Estados Unidos e Europa.

Também foram feitos inventários da oferta turística de 44 municípios. Um raio-x importante para o planejamento de ações futuras da Setur, bem como o trabalho de regularização dos empreendimentos envolvidos na cadeia da atividade resultou na inclusão de 774 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Sistema Cadastur, do governo federal, sendo 258 agências de turismo, 178 meios de hospedagem, 127 restaurantes, bares e cafeterias, 54 organizadoras de eventos, nove empresas de serviços de infraestrutura e apoio a eventos, 79 transportadoras turísticas, dez locadoras de veículos, cinco casas de espetáculo, um parque aquático, um parque temático, três prestadores especializado em segmentos turísticos e 49 guias de turismo.

A capacitação profissional visando o aperfeiçoamento do atendimento e na prestação dos serviços ao turista também mereceu atenção especial nos últimos anos. Por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (Peqtur), desde 2011, a secretaria qualificou um total de 10.964 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao arranjo produtivo turístico, em 29 municípios paraenses.

O plano fecha com as estratégias de promoção, divulgação e marketing do Estado, entre as quais nos últimos quatro anos, o Pará já se fez presente em eventos internacionais e nacionais como a Bolsa de Turismo de Lisboa (Portugal), Top Resa (França), FIT (Argentina), Fitur (Espanha), Bolsa de Turismo de Milão (Itália), ITB (Alemanha), WTM Latin América, Feira da ABAV, Expocatólica, Festuris, entre outros.