Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Santa Casa celebra reconhecimento do Arraial do Pavulagem como Manifestação Cultural Nacional

Fundação faz há mais de 10 anos parte da história do grupo, tendo um de seus prédios cedidos como sede do Instituto Arraial do Pavulagem

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
06/09/2024 10h12

Criado em 1986, o Arraial do Pavulagem é há quase quatro décadas uma referência para a cultura paraense e presença obrigatória com seus cortejos nas festas juninas e no Círio de Nazaré em Belém. Por sua importância, que extrapola as divisas do Estado, recebeu na quarta-feira, 4, o título de Manifestação Cultural Nacional das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília (DF).

A Lei 14.961/2024, que reconhece o Arraial do Pavulagem como Manifestação da Cultura Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira, 05. 

Assim como para muitos paraenses e instituições, que acompanham a trajetória da manifestação, o reconhecimento foi comemorado pela Santa Casa, que há mais de 10 anos também faz parte da história do Arraial, tendo um de seus prédios cedidos como sede do Instituto Arraial do Pavulagem.

“Há mais de 10 anos, a Santa Casa firmou um termo de cooperação técnica com o Arraial do Pavulagem, cedendo o espaço físico para que eles pudessem desenvolver suas ações. E, em contrapartida, o Arraial do Pavulagem está sempre conosco nos nossos eventos, nas nossas ações de humanização, no cuidado do paciente, trazendo alegrias às campanhas que realizamos todos os anos. Então, ficamos felizes em saber que esse importante grupo para a cultura do nosso Estado foi reconhecido como manifestação cultural nacional. Damos os nossos parabéns para o Arraial do Pavulagem”, afirma Walda Valente, diretora de Planejamento da Santa Casa.

O Instituto - Fundado em 2003, o Instituto Arraial do Pavulagem tem como sede um prédio de 3 andares, cedido pela Santa Casa, que fica localizado na Boulevard Castilhos França, área de grande circulação em Belém. 

O instituto, uma organização sem fins lucrativos, desenvolve ações de educação cultural para a valorização e divulgação da cultura na Amazônia. Entre essas atividades estão oficinas, palestras, seminários, pesquisas, projetos de extensão, rodas cantadas, ensaios, mostras, shows e os cortejos do Arrastão do Pavulagem, o Arrastão do Círio, Cordão do Galo e o Cordão do Peixe-Boi. 

Para o músico, Júnior Soares, o reconhecimento nacional é uma conquista compartilhada pelo grupo com todos os que participam da manifestação cultural e os que apoiam o Arraial do Pavulagem há muitos anos, entre eles a Santa Casa do Pará.

“São muitos os parceiros e eu acho que essa conquista é para todos nós. Esse reconhecimento nacional, de uma manifestação bonita que acontece nas ruas, com muitos brincantes e é organizada por muita gente. Essa dimensão teve a contribuição do estabelecimento da nossa sede ali na Boulevard, um ponto de referência onde se ofertam as oficinas de formação para os brincantes, o ponto onde funciona o Instituto, que foi assim uma conquista a partir da parceria com a Santa Casa que nos cedeu o imóvel”, conclui Júnior Soares.