Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo ultrapassa 10 mil atendimentos em 3 meses
Os serviços de saúde à disposição de pacientes pediátricos e adultos envolvem exames laboratoriais e de imagem, internações e cirurgias
"Fui internada no hospital por 11 dias e só tenho agradecimentos para a equipe médica e de enfermagem; o pessoal da limpeza, e também da cozinha, que fez umas comidas maravilhosas nesses 11 dias que eu estive internada. Agradeço também por toda a estrutura. Fiquei em um apartamento sozinha e foi maravilhoso; fiz minha primeira cirurgia, e quero mais uma vez agradecer, pois a equipe esteve sempre presente, me observando, ajudando em tudo o que eu estava precisando. Só gratidão, é o que eu sinto pelo atendimento que recebi. O hospital e a sua equipe estão de parabéns pelo atendimento prestado."
Sara Layne Sousa Lobato Ferreira, 23 anos, moradora do bairro Tenoné, fez questão de registrar a sua opinião quando estava saindo de alta, como forma de agradecer o atendimento que recebeu, enquanto esteve internada no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM). A paciente é uma das mais de 10 mil pessoas atendidas nos serviços de urgência e emergência do hospital, em pouco mais de 100 dias.
Até a quinta-feira (5), o hospital registrou 10.251 admissões nas recepções do atendimento a pacientes adultos e pediátricos. Os números demonstram a contribuição da unidade para a saúde pública.
Nesse período, além dos atendimentos de urgência e emergência, o PSRM realizou 30.791 exames laboratoriais e de imagem, 8.708 Classificações de Risco, 645 internações e 241 cirurgias, entre gerais, vasculares, torácicas, ortopédicas e pediátricas, totalizando, no geral, 50.216 atendimentos prestados à população.
O diretor técnico do PSRM, Fábio Sampaio, pontua que nesses primeiros 106 dias de operação, o Pronto-Socorro já se destaca como um importante pilar da saúde pública no estado.
"Nesses 106 dias de serviço prestado à população, cirurgias relevantes para a manutenção e maior qualidade de vida foram realizadas, assim como exames essenciais para diagnósticos rápidos e eficazes foram ofertados, garantindo uma assistência ágil e organizada, que nos fizeram a chegar hoje, a 50.216 atendimentos gerais, evidenciando o impacto positivo da unidade para a saúde da população e sua contribuição significativa para o avanço dos serviços de saúde no estado", diz o diretor.
Magno Pereira Monteiro, de 72 anos, do bairro do Coqueiro, é um dos pacientes submetidos a diversos exames diagnósticos, desde que chegou à unidade, no final da primeira quinzena de agosto. Ele utilizou os serviços de média complexidade da UTI, e agora encontra-se internado, com quadro de saúde estabilizado, aguardando alta para seguir com tratamento especializado em hospital da rede estadual de saúde. O paciente conta como tem sido a sua experiência no PSRM.
"Eu cheguei aqui e vi que entre todos os cinco hospitais que já passei, este é o melhor. Este vai entrar pra história, porque um bom atendimento, as pessoas não esquecem e valorizam. Eu gosto demais de todo mundo daqui. Já conheço todo mundo, todo mundo me conhece. Esses dias falei a um dos médicos sobre como estou sendo atendido aqui, por todos. Ele ficou alegre. Eu falei porque é bom a gente falar, para saberem que fazem um bom trabalho. O médico disse que iria contar para todos que eu estou gostando de estar aqui. A minha filha falou a você, e é verdade mesmo o que ela disse. Ninguém sente falta de hospital, mas deste hospital, sentirei saudades, porque aqui tudo é difenciado", ressalta o paciente.
De acordo com o diretor-Geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, o PS está contribuindo com a região metropolitana de Belém, e demais municípios, prestando uma assistência de qualidade, com equipe comprometida, equipamentos de ponta e estrutura de alto padrão.
"A população da Região Metropolitana de Belém, assim como dos demais municípios paraenses, podem continuar contando com a dedicação da equipe do PSRM, que abraçou esta missão, por reconhecerem a sua importância para a população paraense. Estamos muito felizes e orgulhosos, porque sabemos que estamos no caminho certo. Buscamos a melhoria contínua dos nossos serviços. Este é o nosso objetivo. É isso que cada paciente que procurar o Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo, pode esperar de nós", enfatiza o diretor.
Perfil Assistencial do PSRM
Por ser um Pronto-Socorro, o PSRM presta assistência à saúde a todos os perfis de atendimento de pacientes adultos e pediátricos, com atendimento em regime de porta aberta, 24h.
A unidade de saúde, situada na avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Verde, é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atende também esse público, regulado de todos os municípios do Estado do Pará, enquanto referência nos serviços clínicos e cirúrgicos nas especialidades médicas de cirurgia geral, vascular, torácica, endoscópica, pediatria geral e cirúrgica, ortopedia e otorrinolaringologia.
Texto de Joelza Silva