Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Comunidade escolar de Castanhal comemora entrega da Escola Estadual Lameira Bittencourt totalmente reconstruída

Investimento do Governo do Pará vai beneficiar mais de 900 estudantes da rede pública. Com esta, Estado chega ao total de 148 unidades unidades entregues

Por Governo do Pará (SECOM)
05/09/2024 22h14

O investimento e o compromisso do Governo do Pará com a educação é destaque nacional. Não à toa, o Estado chegou ao 6º lugar no ranking de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) após sair da 26ª posição. Nesta quinta-feira (5), a gestão reforçou mais uma vez o comprometimento com a qualidade do ensino e entregou a Escola Estadual de Ensino Médio Lameira Bittencourt, no município de Castanhal, Região de Integração do Guamá. 

"Importante chegar a Castanhal reconstruindo a Escola Lamera Bittencourt, a primeira de Ensino Médio da cidade, que ganha toda a estrutura para promover aqui educação de qualidade, investindo em pedagogia, em infraestrutura e em professores qualificados. Aqui os estudantes terão acesso ao conhecimento com qualidade no ensino, com a merenda escolar e, acima de tudo, com muito respeito, para transformar a sociedade e tornar Castanhal uma cidade cada vez melhor", disse o governador do Pará, Helder Barbalho, durante a entrega da unidade.

Ainda segundo o governador, os investimentos e ações do Estado deixam um legado ao Pará. "Estamos certos que estamos escrevendo o novo capítulo da história da educação pública no Pará. Deixaremos um legado de transformação, mostrando que é possível uma educação pública no Pará ser referência para o Brasil. Com investimento, com responsabilidade, com comprometimento e, acima de tudo, transformar isso num movimento que envolveu alunos, professores e os pais. Se não fosse esse movimento, nós não teríamos conseguido melhorar a qualidade, não teríamos conseguido ter a presença dos alunos na prova do Ideb, não teríamos tido a proficiência necessária, não teríamos tido a competência da avaliação para não deixar nenhum aluno para trás", destacou o chefe do executivo estadual. 

Mais de R$ 3 milhões foram investidos na reconstrução da escola, que é 148ª unidade escolar entregue pelo Governo à comunidade escolar paraense. Agora, o prédio conta com 14 salas de aula, novas áreas administrativas, depósito de alimentos, mini-auditório, cozinha, sala de Leitura, sala para atendimento de educação especializada (AEE), laboratórios de informática e multidisciplinar, sala Educação Física, novo espaço para a sala de reunião e para atendimento psicossocial, almoxarifado e refeitório. 

Para a diretora da unidade, Eliana Balestreri, é mais um grande passo que o Estado dá rumo ao avanço da educação na região. "Essa escola é tradicional no município de Castanhal e o fato dela receber essa reconstrução, que veio em um momento de tantos investimentos na educação, é algo que vai trazer ainda mais avanços significativos no aprendizado dessa juventude. A quadra coberta, dentre tudo que foi feito, é um dos maiores investimentos para as práticas de esporte. Aqui a juventude tem essa pegada do protagonismo juvenil no esporte. Como já revelamos grandes atletas para a seleção paraense, de várias modalidades, essa quadra dará mais incentivo para essa juventude. Todas as salas estão climatizadas e os ambientes pedagógicos, como laboratório de informática, de ciências e multiprofissional também, um ganho muito grande", afirmou a gestora.

A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Fernanda dos Santos, não escondeu a satisfação ao ver a escola novinha. para os estudos. "Achei a reforma ótima, ficou tudo muito bonito. Está muito melhor do que antes, gostei de tudo. Fizeram uma quadra coberta que antes não tinha, está bem bonita", comentou a aluna.

Com o novo prédio, a comunidade escolar da Escola Estadual Lameira Bittencourt usufruirá de um ambiente pedagógico que permite aprendizado de qualidade, com ambiente e ensino adequados. Atualmente, a escola atende 919 estudantes dos ensinos Médio e EJA/Médio, divididos em 28 turmas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom Seduc