Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS DE MOBILIDADE

População de Icoaraci vive expectativa da entrega de obras de mobilidade e cidadania pelo Estado

Vias asfaltadas, mercado, mais uma ponte até Outeiro, terminal hidroviário e uma Usina da Paz estão entre os investimentos que têm impacto direto na qualidade de vida

Por Carol Menezes (SECOM)
05/09/2024 08h00

Um dos distritos mais populosos de Belém, com mais de 167 mil habitantes conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Icoaraci vem recebendo investimentos do governo do Estado em diferentes áreas. Os moradores são beneficiados com novas obras e reconstrução de equipamentos públicos que, em breve, vão proporcionar mais qualidade de vida aos moradores, além de promover desenvolvimento econômico.

Desde 2019, o Governo do Pará entregou 18,3 quilômetros de vias asfaltadas em Icoaraci, via Programa “Asfalto Por Todo o Pará”, executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). As obras incluem asfaltamento, terraplenagem e construção de meio-fio e calçada, proporcionando maior mobilidade urbana e segurança à população.

“Além de levarmos melhorias na área da infraestrutura, mobilidade e desenvolvimento urbano para a população do distrito de Icoaraci, resgatamos a dignidade e qualidade de vida das pessoas. Através da pavimentação asfáltica, os moradores têm o imóvel valorizado, não precisam mais pisar na lama e nem enfrentar a poeira no verão, isso graças às vias mais estruturadas e pavimentadas”, explica o titular da Seop, Ruy Cabral.

Economia - O Mercado Municipal, localizado na Avenida Doutor Lopo de Castro, está recebendo serviços na cobertura, forro, troca de janelas e portas, instalações hidrossanitárias e elétricas, e ainda novas instalações para o sistema de combate a incêndio. Com as obras, o espaço contará com quase 3.700 metros quadrados, onde serão instalados 179 boxes para venda de frutas, peixes, ervas e outros produtos.

Os mercados são fundamentais para fomentar o comércio, preservar a cultura e a história dos bairros da capital paraense. As obras de reestruturação do Mercado Municipal do Cruzeiro vão oferecer condições dignas para que feirantes e demais frequentadores tenham um local adequado e seguro para trabalhar e comprar alimentos.

Mobilidade - Outro investimento em infraestrutura realizado pelo Estado no distrito é a construção da ponte Icoaraci-Outeiro, que vai interligar a 7ª Rua, em Icoaraci, à Rua da Brasília, no Distrito de Outeiro. O equipamento recebe investimento superior a R$ 110 milhões, para garantir a mobilidade entre os dois distritos, e assim preservar o direito de ir e vir com segurança e agilidade a quem precisa fazer a travessia. A assinatura da Ordem de Serviço para a ponte ocorreu no dia 13 de janeiro de 2024.

A nova ponte tem 414 metros de comprimento, com oito pilares, que vão garantir mais segurança a quem transita sobre e sob a ponte – haverá dois vãos principais, com 117 metros cada um. A expectativa é que, ao proporcionar maior integração entre Icoaraci e Outeiro, a ponte impulsione a economia e a qualidade de vida da população.

Construção da UsiPaz – Reconhecido nacionalmente como um projeto inovador nas áreas da segurança pública e promoção da cidadania, a Usina da Paz já desponta no cenário de Icoaraci.  A construção da UsiPaz do distrito já foi autorizada pelo governo estadual, na Travessa do Cruzeiro, para beneficiar milhares de moradores com a oferta de dezenas de ações e serviços em áreas estratégicas para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

Integração - A construção do Novo Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, na Rua Siqueira Mendes, também avança. O local recebeu vistoria técnica da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), em julho. Uma nova empresa assumiu as obras. 

A estrutura vai integrar o distrito às ilhas do entorno e ao Arquipélago do Marajó, além de estimular o turismo, a economia e o desenvolvimento da região. O projeto é um investimento de R$ 7,9 milhões, em uma área de 650 m². O terminal terá amplas áreas de embarque, desembarque e circulação, além de guichês para venda de passagens, banheiros, lojas, restaurantes, decks e espaços para exposições.

A obra naval, que ocupará uma área de 350 m², terá passarela coberta, rampa metálica articulada coberta, flutuantes e píer para atracação de embarcações. A Ordem de Serviço (OS) foi assinada em fevereiro de 2023, pelo governador Helder Barbalho.

“A CPH se coloca à disposição da comunidade. Essa obra será ainda mais acelerada, visando também à COP 30, pois vamos receber muitos turistas, e nosso objetivo é oferecer à comunidade de Icoaraci e ao restante da sociedade acessibilidade, em um terminal moderno e estruturado, que será a porta de entrada do evento”, ressalta o presidente da CPH, Josenir Nascimento.

Expectativa - A empreendedora Amanda Freitas, que reside em Icoaraci com a família, e trabalha com venda e doces e bolos por encomenda, aguarda com as melhores expectativas as obras, pois acredita que vão melhorar a rotina dos moradores do distrito. “As novas obras que serão entregues irão contribuir muito no desenvolvimento da cidade, mobilidade dos moradores, segurança e infraestrutura. Acredito que os moradores já anseiam por isso há bastante tempo. Sendo moradora, eu fico feliz em ver uma mudança tão positiva pro nosso povo. Muita coisa boa está por vir”, afirma Amanda.

O bancário Helano Fragoso também fala com entusiasmo sobre as intervenções urbanas. “Na verdade, é muito legal passar pelas obras que o governo do Estado está fazendo para melhorar a qualidade de vida dos moradores. É legal sentir a presença do governo aqui. Eu moro próximo à nova ponte e da Usina da Paz. A ansiedade está a mil, em saber que do lado da minha casa está sendo construído, a todo vapor, um novo equipamento público que vai mudar a vida de todo mundo que está em volta”, ressalta Helano.