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SEGURANÇA PÚBLICA

Diretorias da Polícia Civil participam da segunda Reunião de Avaliação da Estratégia

O projeto busca reduzir os índices de criminalidade, direcionar e expandir as ações da polícia judiciária em todas as regiões do estado, proporcionar mais segurança pública e paz social à população

Por Bruna Ribeiro (PC)
04/09/2024 15h36

A Polícia Civil do Pará, por meio da Assessoria de Planejamento Estratégico (APE), realizou a segunda Reunião de Avaliação da Estratégia (2 RAE) para revisar o progresso das metas estabelecidas pelo "Plano Inovação e Foco", lançado em fevereiro deste ano. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 4, no Auditório Delegada Ione Coelho, localizado na Delegacia Geral do Pará, em Belém.

"O objetivo deste projeto estratégico é reduzir os índices de criminalidade, direcionar e expandir as ações da polícia judiciária em todas as regiões do estado, e proporcionar mais segurança pública e paz social para a população paraense", destacou o delegado-geral Walter Resende.

A reunião contou com a presença de policiais civis e ofereceu um espaço crucial para o diálogo e a colaboração, essenciais na elaboração de um plano abrangente e eficiente. O foco esteve na análise dos dados estatísticos gerados pelos trabalhos da polícia judiciária paraense, na identificação de áreas mais vulneráveis, na alocação de recursos e na implementação de estratégias para combater a criminalidade no Pará.

"Nós avaliamos o cumprimento das metas estabelecidas pelo planejamento estratégico, conforme os indicadores da Secretaria de Segurança Pública. Neste momento, analisamos os números relacionados a determinados crimes e como cada unidade policial está contribuindo para reduzir esses indicadores", explicou o delegado Vicente Leite, titular da Assessoria de Planejamento Estratégico (APE).

Plano Inovação e Foco - O projeto foi criado em conformidade com a Portaria Nº 066/2023-PC/DIVERSOS, que aprovou o Mapa Estratégico da Polícia Civil do Pará (2024-2026). Seu objetivo é atingir os indicadores e metas definidos pela Constituição Federal; pelo Plano Nacional de Segurança Pública; pela Lei nº 13.675/2018 (Política Nacional de Segurança Pública); pelo Plano Estadual de Segurança Pública; pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); pelo Plano Plurianual (PPA); e pelo Plano de Governo 2023-2026 “Pra Seguir em Frente”.

"As métricas estabelecidas para monitoramento visam não apenas aprimorar a gestão das unidades policiais, mas também apresentar, de forma técnica, os trabalhos realizados pela Polícia Civil à sociedade paraense. Contamos com ampla participação das diretorias, que aproveitaram a ocasião para compartilhar boas práticas e esclarecer dúvidas sobre os indicadores do Plano", ressaltou a delegada-geral adjunta, Juliana Cavalcante.

Metas - Entre os principais objetivos estão o fortalecimento da recuperação de produtos de crime, a intensificação do cumprimento de mandados de prisão, a repressão aos crimes previstos pela Lei Maria da Penha, aos crimes contra a flora, aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes, e a melhoria do atendimento ao cidadão.

Como representante de uma das unidades avaliadas, a diretora Ariane Melo Rodrigues, da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), comentou que o sucesso no cumprimento das metas depende do alinhamento eficaz das equipes.

"Temos realizado reuniões na DAV com diretores, chefes de operação e cartorários, que também estão envolvidos no processo. Essas reuniões têm o objetivo de esclarecer claramente nossas metas e incentivar a adesão dos servidores. Identificar as questões problemáticas permite discutir e encontrar soluções para melhorar nossos indicadores. Temos obtido bons resultados com a adesão dos servidores, que se mostram satisfeitos ao alcançar as metas e perceber que a equipe se destaca pelo empenho coletivo", explicou Ariane.