Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

UsiPaz Jurunas/Condor prepara jovens e adultos para inserção no mercado de trabalho

O curso 'Excelência na Prestação de Serviços na UsiPaz' está sendo realizado por 30 moradores, abordando temas como marketing pessoal e institucional, empreendedorismo e gestão de qualidade

Por Aldirene Gama (SEDEME)
04/09/2024 15h11

A capacitação “Excelência na Prestação de Serviços”, realizada na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, visa preparar jovens e adultos para a inserção no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social nas áreas atendidas pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz). Mais de 30 moradores se inscreveram para a oficina, iniciada na última segunda-feira (2), com encerramento na sexta-feira (6).

Os concluintes receberão certificação do curso, promovido pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac).Professor Guilherme de La Rocque ministra o curso na UsiPaz

Com carga horária de 20 horas, a capacitação inclui temas como marketing pessoal e institucional, empreendedorismo, gestão de qualidade, satisfação do cliente e do profissional, profissionalismo, desenvolvimento humano sustentável, e estratégias para produtos e serviços. A estrutura curricular combina esses tópicos na preparação de profissionais qualificados para diversos setores do mercado de trabalho.

Teoria e prática - O curso envolve conteúdo teórico e prático. Na parte teórica, são discutidos e avaliados os conceitos abordados, enquanto a dinâmica de grupo permite a expressão de opiniões e a participação em debates, enriquecendo o aprendizado.

As aulas são ministradas pelo professor Guilherme de La Rocque, especialista em Qualificação Profissional de Jovens e Adultos pelo Pronatec Empreendedor. Na apresentação, ele destacou que o Governo do Pará, por meio do TerPaz e ações da Sedeme, reafirma seu compromisso com a excelência na prestação de serviços, além de demonstrar entendimento sobre as mudanças e novos comportamentos necessários para alcançar resultados satisfatórios e sustentáveis. O professor enfatizou ainda a capacitação dos alunos para o alcance de objetivos, a partir de ações planejadas, organizadas e executadas com profissionalismo.

“Seguindo esses passos, o sucesso na execução de qualquer trabalho é garantido, independentemente do ambiente em que atuam. A excelência é vista como o aperfeiçoamento da imagem, do comportamento e do produto, visando sempre à satisfação do cliente como resultado. O foco é crucial para o desenvolvimento, juntamente com a descoberta e o despertar das habilidades individuais, visando à formação de novos líderes. A construção de um perfil diferenciado é fundamental para se destacar no mercado”, assegurou Guilherme de La Rocque.

Conhecimento e eficiência - O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, enfatizou a importância de apoiar capacitações profissionais que permitam aos participantes adquirir novos conhecimentos e habilidades para atuarem com eficiência e autonomia no mercado de trabalho. A Sedeme, por meio da Coordenadoria TerPaz, oferece mais de dez cursos, possibilitando aos participantes o acesso a novas competências.

Paulo Bengtson ressaltou ainda que o Governo do Pará, por meio da Sedeme, coordena diversas ações e políticas para ampliar a competitividade da economia, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável a geração de emprego e renda.

Leandro Pinheiro Neto faz a terceira capacitação na UsiPazEm sua terceira capacitação na UsiPaz, Leandro Pinheiro Neto, 36 anos, promotor de vendas, disse que procura "ampliar conhecimentos, e a Usina está proporcionando oportunidades de capacitação em diversas áreas de atuação. Aqui concluí cursos de Gastronomia e Empreendedorismo, e agora estou participando de mais este. Estou investindo em capacitação e, paralelamente aos cursos, planejando realizar um curso de língua estrangeira. Quero me preparar para o mercado de trabalho e, quem sabe, conquistar uma vaga para atuar durante a COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas). O mercado é exigente, e a busca pelo crescimento pessoal e profissional é um processo contínuo. O que não podemos é desistir dos nossos objetivos".

Outra participante, Ivana Dias, 54 anos, moradora do bairro da Pedreira, contou que está aproveitando todo o conteúdo ministrado em sala de aula, no quarto curso realiza na Usina da Paz. "Trabalho com venda de tacacá. Preciso ter excelência no que faço e na prestação de serviço como vendedora de alimentos. Tudo que estou aprendendo aqui será muito útil no atendimento diário", ressaltou Ivana.