Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE E TURISMO

Entregue pelo Estado, Nova Orla de São Miguel do Pracuúba valoriza mobilidade, economia e turismo de Muaná

O Governo do Pará, desde 2019, já entregou 20 novas orlas e outras 20 estruturas seguem em obras em todas as regiões

Por Gustavo Pêna (SEOP)
04/09/2024 14h49

O Governo do Pará segue com as entregas de equipamentos públicos que melhoram a mobilidade urbana, o turismo e a economia das cidades paraenses. E nesta quarta-feira, 4, o governador, Helder Barbalho, entregou a Nova Orla do Distrito de São Miguel do Pracuúba, no município de Muaná, localizado na Região de Integração Marajó.

"Um dia de entrega, de inauguração dessa obra do Governo do Estado aqui no Distrito de São Miguel do Pracuúba. Essa orla tão importante para quem mora aqui, para quem vive no distrito e chega com o seu produto, necessita ir trabalhar, ir à busca do pescado, da produção ribeirinha. É mais uma obra pública do Estado em parceria com a prefeitura e os deputados estaduais e federais", pontuou o chefe do Executivo estadual.

Helder destacou as entregas feitas pelo Estado no município de Muaná e afirmou que novas obras serão feitas nos próximos meses para a população dos municípios marajoaras.

"Aqui nós já entregamos delegacia, investimentos em hospital, nas escolas, na produção rural, aos pescadores e pescadoras. Entregamos o terminal hidroviário, fizemos o maior programa de asfalto da história desse município. Estamos entregando, hoje, a Orla do Pracuúba e também temos a obra da Orla de Mocajatuba. Isso tudo é uma demonstração clara de que o Governo do Estado tem compromisso com o Marajó e com a cidade de Muaná", completou o governador Helder Barbalho.

Construída em concreto armado, com serviços executados através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a Nova Orla do Distrito de São Miguel do Pracuúba tem 510 metros de extensão por 5 metros de largura. O investimento total foi de R$ 4.754.753,57.

Moradora de Muaná há 52 anos, a vendedora ambulante Maria das Graças Santos afirma que a Nova Orla de São Miguel do Pracuúba melhorou a autoestima da população e, especialmente para ela, foi motivo de crescimento financeiro.

Maria das Graças"Está uma maravilha. Foi Deus que mandou o governador Helder Barbalho para fazer essa obra para nós. Cansamos de andar na lama, 'igual caranguejo'. As crianças não podiam estudar, 'lavavam' o pé nas valas. Hoje em dia, tem por onde eles andarem, principalmente na orla. Dá muita alegria de vir à noite, passear, é tudo iluminado. Até os meus filhos que moram no interior acham muito bonito. E daqui para a frente vai melhorar ainda mais. É um orgulho. Agora coloco a minha venda, atraio muitos fregueses e tudo o que faço, vendo", falou.

Izaltino Teixeira, professorPara o professor Izaltino Teixeira, São Miguel do Pracuúba passa a ter uma orla que vai atrair a presença de turistas da região do Marajó. "Agradeço ao governador Helder Barbalho, pois a orla de São Miguel do Pracuúba é um marco no que se refere à obra, principalmente, no Marajó. O distrito hoje ganhou um presente que vai ficar para os nossos netos e filhos, a população ficou muito feliz. Antes tinham construções na frente do rio que deixavam, esteticamente, o nosso distrito com uma aparência que não agradava aos turistas e nem aos moradores. Esse projeto é de grande magnitude. A população está feliz com esse empreendimento".

O Governo do Pará, desde 2019, já entregou 20 novas orlas e outras 20 estruturas seguem em obras em todas as regiões. “O Estado segue apoiando o desenvolvimento de obras que garantam o crescimento da infraestrutura turística e econômica dos municípios. Estamos entregando espaços à beira dos nossos rios que incentivam o lazer e a cultura, melhorando a qualidade de vida da população, gerando emprego e renda”, ressalta Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).