Ópera ‘Gianni Schicchi’ estreia no XXIII Festival de Ópera do Theatro da Paz
Evento do governo do Estado segue até o sábado, dia 7 de setembro, com mais duas apresentações de Gianni Schicchi, na capital paraense
Belém recebeu, na terça-feira (3), a ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, no XXIII Festival de Ópera do Theatro da Paz, sob a batuta da maestra Ligia Amadio. O espetáculo encantou o público paraense com a mistura envolvente de humor, intrigas e críticas sociais, características marcantes da obra-prima do compositor italiano.
A apresentação foi a primeira das três sessões programadas para o Festival, e trouxe a história de Gianni Schicchi, um camponês ardiloso que, chamado para ajudar uma família a burlar um testamento, acaba por se beneficiar da situação com sagacidade. A ópera destacou a qualidade técnica seriamente conduzida pela maestra Amandio. A obra faz parte do tríptico operístico do compositor Puccini, junto com Il Tabarro e Suor Angelica.
Em Belém, a estreia marcou um momento histórico no Festival, tendo pela primeira vez uma mulher assumindo a batuta para reger uma ópera no Theatro da Paz. “Este é um marco não só para mim, mas para todas as mulheres na regência. Voltar ao palco do Theatro da Paz, quase 40 anos depois da minha primeira apresentação aqui, é uma honra imensa. E poder fazê-lo regendo uma obra tão desafiadora e encantadora é uma realização pessoal e profissional significativa”, afirmou a maestra Ligia Amadio.
A recepção do público e da crítica confirma o sucesso da estreia. Dione Colares, diretora artística do festival, expressou sua satisfação com o resultado. "Trazer Gianni Schicchi para o festival foi uma decisão acertada. Queríamos oferecer ao público uma experiência que contrastasse com outras produções mais dramáticas e que trouxesse leveza e humor ao repertório. A resposta do público nesta noite de estreia foi além das nossas expectativas", revelou Dione.
Entre os presentes, Andrea Pacheco, estudante de Direito, compartilhou a emoção de assistir a ópera no Theatro da Paz. "Nunca imaginei que um dia estaria aqui, assistindo a uma ópera neste teatro histórico. Para quem, como eu, cresceu sem oportunidades de acesso a espaços culturais como esse, estar aqui hoje é um sonho realizado. É uma experiência inesquecível e que levarei para a vida inteira", disse emocionada.
Realizado pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Academia Paraense de Música (APM), o XXIII Festival de Ópera do Theatro da Paz continua até o dia 7 de setembro, com mais duas apresentações de Gianni Schicchi. Os ingressos ainda estão disponíveis na Bilheteria do Theatro da Paz ou pelo site Ticket Fácil.
Texto de Úrsula Pereira / Ascom Theatro da Paz