Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Em Mosqueiro, agentes são capacitados para atendimento humanizado com pessoas em situação de rua

O principal objetivo da formação é habilitar os servidores para promoverem um atendimento eficaz a essa população, abordando temas como vulnerabilidade, direitos humanos e estratégias de acolhimento

Por André Macedo (SEGUP)
03/09/2024 19h13

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) promoveu nesta terça-feira, 3, no Distrito de Mosqueiro, mais uma capacitação para o atendimento direcionado à população em situação de rua, voltado para agentes de segurança pública, além de entidades municipais. A formação, pioneira no país, visa a prestação de um atendimento mais sensibilizado e humanizado às pessoas em condições de vulnerabilidade nas ruas. 

Ofertada pela Segup por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), a capacitação será concluída nesta quarta-feira, 4, e conta com um total de 28 participantes. Nos dois dias, os profissionais são instruídos para o trabalho durante as abordagens às pessoas em condições de vulnerabilidade nas ruas para um atendimento mais sensibilizado e humanizado. A capacitação contou com servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Guarda Municipal de Belém, Creas, Centro POP Belém, Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Secretaria Municipal de Educação.

Na capacitação foram abordados temas como: as políticas de assistência; a pessoa em situação de rua; da realidade do Brasil e do Pará, e ainda, realizadas oficinas e dinâmicas interativas para que os agentes possam compreender melhor o contexto da vulnerabilidade da população e dialogar de forma sistemática o trabalho de assistência social e segurança pública.

Para a integrante do efetivo do 25º Batalhão de Polícia Militar localizado em Mosqueiro, Soldado PM Karla Marques, a formação oferece um complemento ao trabalho desenvolvido nas rondas ostensivas na bucólica. “Para a gente essa capacitação foi muito importante, pois nos deu orientação para contactar as pessoas em situação de rua. E acredito que isso tenha muito a contribuir para o nosso dia a dia, aqui no nosso serviço”, salientou.

A capacitação também abrangeu uma rede de apoio que atua no município, a exemplo de órgãos municipais de assistência e de promoção social. Para a coordenação do CREAS Mosqueiro, Claudia Maria, a formação oferece inúmeras possibilidades. “Talvez a primeira e a mais importante é que a gente possa, enquanto rede, enquanto ator desta rede, olhar essa pessoa que se encontra em situação de rua de forma mais humana. Entender que o problema que ela passa hoje, naquela situação, naquele momento, é uma situação que todos nós estamos passíveis de se encontrar um dia ou não”, salientou. 

Vanguarda - Pioneira no Brasil, a capacitação oferecida pela Segup alcançou em 2024 a sua sexta turma, a última do ano. O Instituto de Ensino de Segurança do Pará, o Iesp, participou da construção pedagógica do curso com ação multidisciplinar para atendimento direcionado à população mais vulnerável.

O principal objetivo da formação foi dotar os servidores de habilidades específicas para um atendimento eficaz a essa população, abordando temas como vulnerabilidade, direitos humanos e estratégias de acolhimento. Essa iniciativa se debruça sobre uma questão importante e frequentemente negligenciada, reconhecendo a necessidade de um atendimento humanizado e qualificado para esses indivíduos.

Para o diretor da DPS, tenente-coronel PM Marcus Castro Alves essa é mais uma estratégia importante e pioneira em que o estado se apresenta para adequação do sistema de segurança no atendimento aos vulneráveis. 

“Os profissionais que participaram do treinamento apresentaram um aumento no conhecimento e na confiança ao interagir com a população em situação de rua, o que resultou em um atendimento mais eficiente e sensível. Além disso, a capacitação favoreceu a integração entre os diversos setores, facilitando a articulação de ações e serviços disponíveis para essa população”, reiterou.