Trio Camerístico Paraense apresenta Tchaikovsky no Museu do Estado
As composições de um dos músicos mais famosos do planeta, Tchaikovsky, estão no repertório que o Trio Camerístico Paraense apresenta na noite desta sexta-feira, 13, no Museu do Estado do Pará, às 19h30. A apresentação faz parte do Programa de Música Bravíssimo, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Entrada franca, sem a retirada de ingresso antecipada.
O trio, composto pelo violinista Celson Gomes, o violoncelista Gustavo Borges e a pianista Helena Maia, vai mostrar seu mais recente trabalho. “Estou trabalhando com o trio desde maio. A gente tem feito diversos repertórios,mas para esse concerto, vamos levar uma obra internacionalmente comemorativa e diferente, que será a de Tchaikovsky. Vamos mostrar um trabalho composto por vários movimentos musicais, em uma hora de apresentação”, explica o violonista Celson Gomes.
Além do repertório, o trio pretende levar ao público toda a sua diversidade musical, pinceladas a partir de experiência em várias épocas. “Temos uma particularidade, somos músicos de três gerações distintas: o violoncelista com 20 anos de idade, a Helena com 80 e eu com 32 anos. Encontrar três pessoas de diferentes gerações que se unem pra fazer trabalhos juntos é bem legal”, destaca o músico.
Formado há mais de 15 anos, inicialmente com outra configuração, atualmente, o trio desenvolve um trabalho bastante produtivo no cenário camerístico de Belém. “Somos muito obstinados em aprimorar nosso trabalho. Três pessoas com ambição em fazer música e ser a melhor. Esse é um passo importante para essa grande realização. E em seis meses estamos com o repertório bastante difícil, mas nos preparando para um nível bom em apresentação, a partir do apoio que recebemos da professora Lenita com sua experiência e dedicação. Isso tem nos ajudado muito nesse cenário”, observa Celson.
Na apresentação de hoje à noite, o músico ressalta ainda que mais do que um momento de descontração, o trio pretende deixar o público com uma mensagem positiva. “Vamos mostrar o valor à vida. Particularmente esse concerto tem a intenção de passar a memória de um pianista russo, trazendo obras em homenagem a ele e a uma história de vida dedicada à música. A apresentação terá muito momentos alegres e tristes relatando a vida do compositor”, adianta o violonista.
Serviço: Dia 13/11, às 19h30, na Sala das Artes, do Museu do Estado do Pará (MEP). O programa de música “Bravíssimo!” apresenta concerto do Trio Camerístico Paraense com o violinista Celson Gomes, o violoncelista Gustavo Borges e a pianista Helena Maia. Entrada franca.