Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo capacita profissionais para atendimento de urgência e emergência
Conhecimentos em suporte básico e avançado são essenciais para salvar vidas e prevenir danos mais severos a pacientes atendidos na unidade do governo do Estado
Profissionais de vários setores passaram pelo ciclo de capacitaçãoO Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, na Avenida Augusto Montenegro, em Belém, capacitou suas equipes com a promoção dos cursos de Suporte Básico e Avançado de Vida, encerrados na sexta-feira (30). Os participantes atuam na assistência direta e indireta ao paciente em situação de urgência e emergência.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Gilvana Moraes, "as técnicas abordadas no treinamento de Suporte Básico de Vida, quando praticadas corretamente, podem salvar vidas e prevenir danos cerebrais em vítimas de parada cardíaca ou respiratória. Já no treinamento especializado com técnicas avançadas e uso de equipamentos específicos foram abordados cuidados médicos imediatos e eficazes, que aumentam as chances de sobrevivência do paciente e diminuem o risco de complicações a longo prazo", informou a coordenadora.
A agente de portaria Karen Silva, que participou do Curso prático de Suporte Básico de Vida, destacou a importância de saber agir diante de situações de urgência e emergência. "O curso foi muito bem elaborado e de fácil entendimento. Pode ser muito útil para nós, que trabalhamos com o público na função de agente de portaria de um Pronto-Socorro e, quando necessário, temos que saber agir diante da urgência de cada situação, principalmente nos casos de engasgo e de princípio de parada cardíaca, ocorrências comuns neste tipo de unidade de saúde. Muito importante também ter aprendido a usar o desfibrilador", ressaltou Karen.
Chances de sobrevida - Segundo o diretor Assistencial do PS, Aristônico Rodrigues, o curso prático de "Suporte Avançado de Vida", ofertado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, assim como o de "Suporte Básico de Vida", destinado a maqueiros, agentes de portaria e profissionais da área administrativa, ensinaram como reconhecer uma parada cardiorrespiratória (PCR) e realizar as manobras de ressuscitação, para aumentar as chances de sobrevida dos pacientes em situação de urgência ou emergência.
"Como somos um Pronto-Socorro de portas abertas, nossos profissionais que atuam direta e indiretamente no atendimento do paciente podem se deparar, a qualquer momento, com situações que exigirão deles alguns conhecimentos básicos e avançadas para a manutenção da vida. Por isso, esses treinamentos são de extrema importância, principalmente para os colaboradores que não fazem parte da equipe multiprofissional, e não lidam diariamente com assistência à saúde, mas que precisam estar preparados para, no momento oportuno, agir e evitar uma complicação maior, como no caso de um processo de engasgo de uma criança, que pode ter a vida salva com técnicas aprendidas no curso prático de Suporte Básico de Vida", enfatizou o diretor Assistencial.
O Pronto-Socorro presta assistência à saúde a pacientes adultos e pediátricos, no regime de porta aberta ininterrupto.
A unidade de saúde, administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atende também ao usuário regulado pela rede municipal de saúde. O PS é referência em serviços clínicos e cirúrgicos, nas especialidades cirurgias geral, vascular e torácica, endoscopia, pediatria geral e cirúrgica, ortopedia e otorrinolaringologia.
Texto: Joelza Silva - Ascom/PSRM