Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Em 10 anos, Hospital Regional Público do Leste registra mais de 2 milhões de procedimentos

Referência em média e alta complexidade, o HRPL atinge quase 98% de satisfação dos usuários, em decorrência dos investimentos constantes em qualidade feitos pelo governo do Estado

Por Governo do Pará (SECOM)
31/08/2024 14h38

Com mais de 2 milhões de atendimentos prestados à população, e cerca de 98% de satisfação dos usuários, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, município do sudeste paraense, celebra 10 anos de funcionamento como referência na rede de saúde pública estadual.

A unidade marcou a data com uma programação realizada na recepção central, na tarde de sexta-feira (29), organizada pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), envolvendo usuários, acompanhantes e profissionais. Foram destacados os avanços e a modernização da assistência de média e alta complexidade. Funcionários e usuários celebram uma década de serviços prestados à população pelo Hospital Regional Público do Leste

O Hospital Regional é referência em várias especialidades, incluindo ortopedia e traumatologia, coloproctologia, nefrologia, neurocirurgia, cirurgia oncológica e ginecologia oncológica. Com um índice de satisfação de 97,61%, a unidade investe no atendimento de qualidade, seguro e humanizado.

Entre internações, cirurgias, exames gerais, atendimentos de urgência/emergência, consultas ambulatoriais, transfusões de sangue, sessões de fonoaudiologia e atendimentos em fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e serviço social, em uma década o HHPL registra 2.065.563 procedimentos.

Novo HRPL - "Na comemoração desses 10 anos temos que destacar a importância do HRPL na assistência médica para a população da região, e reforçamos que os investimentos continuam com as obras do novo HRPL, que logo vai trazer mais serviços para a população", destacou Ivete Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública.

Investimento do governo do Estado, as obras do novo Hospital Regional Público do Leste avançam para ampliar os serviços de saúde na região. A unidade contará com 158 leitos, permitindo que o atual Hospital Regional se transforme em uma unidade da rede municipal. A obra prossegue dentro do cronograma, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2025.

Jucicleide Lima: HRPL "é nossa maior referência"Humanização - A produtora rural Jucicleide de Araújo Lima, 40 anos, disse que sempre foi bem atendida no Hospital, que para ela representa melhoria na qualidade de vida das pessoas que moram em Paragominas e municípios próximos. “Estava de passagem para fazer exames e soube da comemoração de 10 anos do Hospital. Essa é a nossa maior referência para atendimentos de saúde e representa melhoria de vida para as pessoas. Sempre fui bem acolhida e cuidada pelos profissionais. Sou muito satisfeita com os serviços”, afirmou a usuária.

Gilvânia Oliveira, diretora-geral do HRPL, enfatizou os investimentos para garantir cuidados adequados aos usuários e ferramentas eficazes aos profissionais de saúde. “O Hospital tem aprimorado continuamente seus processos, essenciais para manter a qualidade do atendimento e atender rapidamente às necessidades da população”, assegurou.

Ela também destacou a importância de um ambiente colaborativo e da capacitação permanente dos profissionais, além da manutenção do diálogo com a comunidade, permitindo adaptar os serviços de saúde às necessidades dos usuários, que incluem pessoas em situação de vulnerabilidade e povos indígenas, a fim de oferecer uma assistência mais efetiva e humana.

A gestora agradeceu à equipe multiprofissional da unidade e ao governo estadual, via Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), pela parceria na gestão.

Regulação - O Hospital Regional Público do Leste atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios da Região de Saúde Metropolitana III, com regulação dos municípios vinculados ao 3º e 5º centros regionais de Saúde (CRS) - Aurora do Pará, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Ulianópolis, Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta e Terra Alta.

Os pacientes são referenciados pelos municípios e passam por avaliação na Central Regional de Regulação antes de serem encaminhados para atendimento no HRPL.

João Miguel Machado e acompanhante: com 10 anos de funcionamento, Hospital é "porto seguro"Na avaliação do biomédico João Miguel Machado, 24 anos, internado na Clínica Médica, é “ótimo o atendimento. A equipe é acessível, os médicos são preparados, todas as orientações necessárias são bem repassadas e a equipe de enfermagem é bem atenciosa. Para mim, o HRPL é um porto seguro”.

Estrutura - O HRPL conta com 70 leitos - 32 na Clínica Cirúrgica, 18 na Clínica Médica e 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. A instituição oferece atendimento nas áreas de Clínica Médica e Cirúrgica, abrangendo entre as especialidades Neurologia/Neurocirurgia, Traumatologia/Ortopedia, Cirurgia Geral, Oncologia e Bucomaxilo, além de suporte em anestesia.

Também oferece consultas ambulatoriais em Cardiologia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Neurologia/Neurocirurgia, Urologia, Endocrinologia, Mastologia, Traumatologia/Ortopedia, Vascular e Ginecologia.

Aprimoramento - O Hospital Regional recebeu novos equipamentos de raios X e tomografia, entregues pelo Governo do Pará neste mês de agosto, após aquisição pela Sespa. Os equipamentos proporcionam melhorias significativas para o Hospital e a população, devido ao aumento da capacidade diagnóstica e à elevação da qualidade dos serviços oferecidos, gerando resposta positiva e satisfação entre os usuários.

O compromisso contínuo com padrões de qualidade e segurança no atendimento aos usuários, e o desenvolvimento integrado dos processos assistenciais, contribuíram para que o Regional do Leste mantivesse a certificação Acreditado Pleno Nível II.

O HRPL passou pelo processo de certificação utilizando a metodologia do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), o qual constatou que a unidade atende em 80% os padrões de qualidade e segurança do paciente, além de 70% dos padrões ONA de gestão integrada, garantindo a classificação ONA II, conhecida tecnicamente como Acreditado Pleno

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.

Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPL