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INFRAESTRUTURA URBANA

Obras em canais vão mudar cenário urbano para público da COP 30 e beneficiar a população de Belém

Governo do Estado investe em 12 intervenções na capital, nas áreas central e periférica, para deixar legado de qualidade de vida, com melhorias em saneamento, saúde e lazer

Por Carol Menezes (SECOM)
01/09/2024 08h00

Canal na Avenida Almirante TamandaréObras de infraestrutura urbana executadas pelo Governo do Pará em preparação à COP 30 vão proporcionar melhorias em vários aspectos para a população de Belém, principalmente em saneamento, saúde e lazer. A capital paraense, que recebe um grande volume de investimentos, acompanha a execução de obras em canais, localizados em bairros da periferia e área central.

Estão em andamento 12 intervenções, destinadas a adequar canais e seu entorno, que deixarão um significativo legado para moradores da cidade, em fase de preparação para receber, em novembro de 2025, a COP 30 - Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é considerado o mais importante debate internacional sobre mudanças climáticas.Maquete eletrônica do parque linear da Avenida Tamandaré

“Temos que preparar a nossa cidade para a COP 30, recepcionar turistas, convidados, chefes de Estado, mas também é importante produzirmos obras que não fiquem somente para esse momento. Que essas entregas sejam legados para a população, que merece cada vez mais melhorias a partir desses serviços de infraestrutura. As obras nos canais, por exemplo, são extremamente importantes pela dificuldade do alagamento que as pessoas tiveram no passado, e que estão sendo solucionadas. As obras que fazem parte desse pacote da COP vão trazer mais conforto e dignidade para as pessoas”, garante Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).Obras na Bacia do Tucunduba: saneamento, saúde e urbanização

Expectativa - Eric Oliveira, que mora no entorno do Canal da Avenida Gentil Bittencourt, adianta que tem as melhores expectativas sobre a obra. “Tanto pela questão de estética da área como pela questão de segurança, já que algumas partes do canal estão cedendo. Quando estiver concluído, que melhore a situação das pragas que aparecem, saem diretamente do canal por conta das brechas que têm na estrutura, o que acaba expondo a população que ali reside a certas doenças, principalmente crianças que brincam nos arredores, ainda mais nos períodos de chuva”, conta o morador.

Canal da Avenida Visconde de Souza FrancoA mesma expectativa tem Maria Isabel Silva Ramos, moradora do bairro da Pedreira, cuja casa fica às proximidades do Canal da Vileta, onde também há intervenções em andamento. “Eu moro aqui há mais de 20 anos e nunca vi uma obra desse jeito. Só tenho a agradecer ao governo do Estado. Acredito que essa reforma vai beneficiar muito todos os trabalhadores e moradores aqui do entorno. Estamos ansiosos pela conclusão, que eu tenho certeza que vai mudar pra melhor a nossa vida. A gente vai poder sair de casa com mais tranquilidade, tem mais qualidade de vida, além de deixar o local mais bonito”, afirma Maria Isabel.

Detalhes das obras:

Canais Bengui, Marambaia e adequação da Rua das Rosas - os canais do Bengui e da Marambaia receberão revestimento com placas de concreto, rede de abastecimento de água, passarelas, pontes, pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, esgotamento sanitário, paisagismo e urbanização com quadras de esporte, praças e playgrounds. Com um investimento superior a R$ 120 milhões, os serviços são de responsabilidade da Seop. Na Rua das Rosas, recebe do Estado obras de pavimentação asfáltica, drenagem, sarjeta, calçada, meio-fio e sinalização.

Macrodrenagem nas vias União, Vileta, Leal Martins e Timbó - a reconstrução dos canais traz benefícios às áreas urbanas, com impactos relevantes no meio ambiente, ajudando a controlar inundações e melhorar a qualidade de vida. O governador do Estado, Helder Barbalho, já assinou a Ordem de Serviço para as obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que incluem os canais da Vileta, Timbó, União e Leal Martins.

Macrodrenagem na Gentil Bittencourt – são realizados serviços de reestruturação.

Macrodrenagem no Canal Caraparu - com a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de macrodrenagem do Canal Caraparu, no bairro do Guamá, o Governo do Pará amplia o maior programa de macrodrenagem de canais em Belém. Nos 870 metros do canal serão executados revestimento com placas de concreto, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização, instalação de passarelas e pavimentação asfáltica. Um investimento que ultrapassa R$ 123 milhões, no bairro mais populoso da capital paraense, que tem mais de 94 mil residentes. As obras são essenciais para prevenir inundações e alagamentos.

Macrodrenagem no Canal da Cipriano Santos - obra que abrange mais de 1.100 metros de canais, que receberão serviços de saneamento e urbanização. O investimento total do Estado será superior a R$ 112 milhões, incluindo revestimento com placas de concreto, pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas, além da rede hidráulica de águas pluviais e residuais. Esse serviço é fundamental para resolver problemas de drenagem e alagamento.

Macrodrenagem dos canais de Mártir e Murutucu - nos canais de Mártir e Murutucu, Bacia Hidrográfica do Rio Murutucu, no bairro do Curió-Utinga, haverá retificação em mais de 5,4 quilômetros, beneficiando mais de 20 mil pessoas.

Nova Tamandaré - o primeiro parque linear da capital paraense vai melhorar a mobilidade, o lazer e a urbanização em Belém. O Parque Linear da Tamandaré será um novo espaço público com áreas de convivência e prática esportiva para as famílias. O projeto inclui terminal hidroviário, que servirá como ponto de acesso à Ilha do Combu e a outros pontos da área insular da capital.

Nova Doca – a Avenida Visconde de Souza Franco está sendo transformada na Nova Doca. As obras avançam para o terceiro módulo, entre a Rua Municipalidade e Avenida Senador Lemos, que recebem o fluxo normal de trânsito. Para a realização dos serviços com segurança para trabalhadores, pedestres e condutores de veículos, o perímetro interditado inclui as margens do canal, pista de passeio, ciclofaixa e duas faixas de veículo, de cada lado das duas vias.