Encontro vai debater em Belém manifestações da dança na Amazônia
No Centur, o III encontro de História da Dança abordará técnicas utilizadas pelos artistas locais em espetáculos que retratam o cotidiano da região
Começa em Belém na próxima segunda-feira (2), a partir de 8h, o III encontro de História da Dança. A programação será realizada durante dois dias no Auditório Aloysio Chaves, no 3º andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur - sede da Fundação Cultural do Pará (FCP).
O evento, que teve sua primeira edição em 2020, este ano terá como tema central as diferentes manifestações de dança, como balé clássico e dança contemporânea, na Amazônia, enfatizando o uso de técnicas utilizadas pelos artistas locais para coreografar seus espetáculos, que retratam o cotidiano da região.Profissionais que contribuem para a valorização da dança na região
O organizador do Encontro e produtor cultural independente Rafael Silva, ressalta a importância da programação. “É imprescindível que artistas ou não desenvolvam uma consciência histórico-artística sobre as danças da região, possibilitando uma visão reflexiva e crítica sobre o que fazemos e consideramos ser dança. Por esse motivo, o Encontro de História da Dança foi criado”, informa Rafael Silva.
O evento é totalmente gratuito. É possível se inscrever pelo link ou no primeiro dia da programação, apresentando documentos para a certificação.
Programação: III Encontro de História da Dança, no Auditório Aloysio Chaves - 3º andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur - Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, Bairro Nazaré, em Belém.
Dia 02 de setembro (segunda-feira)
Mesa de abertura - 8h
Mesa 1: Processos Semióticos de Dança - 10h
Mesa 2: Manifestações Culturais Sob a Luz da Antropologia, da História e da Etnocenologia
Mesa 3: Videodanças e História da Dança: Potencialidades investigativas
Dia 03/09 (terça-feira)
Cine Dança - das 8h às 12h
Cine Dança Tarde - das 14h às 18h30
Texto: Valéria Ramos - Ascom/FCP