Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Servidores da Sespa são capacitados para utilizar software de investigação de surtos

o Go.Data é uma ferramenta que permite a coleta de dados de campo, rastreamento de contatos e visualização de cadeias de transmissão

Por Melina Marcelino (SESPA)
30/08/2024 16h05

Vinte servidores da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participaram, nos dias 28 e 29 de agosto (quarta e quinta-feira), de capacitação para utilização do Go.Data, ferramenta coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), destinada à investigação de surtos e eventos de emergências em saúde pública e ao apoio às ações de vigilância epidemiológica no Estado, para monitoramento e rastreamento de contatos A capacitação foi realizada no laboratório de informática da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra).

A formação foi uma iniciativa da Diretoria de Vigilância em Saúde, com a colaboração do Núcleo de Informação em Vigilância em Saúde (NIVS) e apoio de infraestrutura da Coordenação de Tecnologia e Informática em Saúde (CTIS), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).Profissionais aprenderam a utilizar o Go.Data, ferramenta coordenada pela Organização Mundial da Saúde

Participaram do evento técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Controle de Endemias e Coordenação Controle de Zoonoses da rede estadual pública de saúde do Pará.

Etapas - O treinamento foi dividido em dois momentos. A primeira parte operacional teve  apresentação de diferentes experiências de utilização, em nível nacional e estadual, incluindo investigações sobre Sarampo, Meningite, Influenza Aviária, Mpox e outras doenças. Também foi realizada uma simulação on-line com os participantes convidados, abrangendo a criação de um caso, gerenciamento de contatos e formação das cadeias de transmissão.

No segundo momento houve treinamento administrativo, mostrando as formas de manutenção da plataforma, como gerenciamento de usuários e descentralização, quando necessário.

Para Bruno Pinheiro, coordenador do NIVS, esta capacitação é fundamental para o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica no Pará. “Ao capacitar profissionais para utilizar o Go.Data, buscamos garantir uma resposta mais ágil e precisa a surtos, reduzindo a propagação de doenças e melhorando a eficácia das intervenções de saúde pública. Essa ferramenta será utilizada para o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica, especialmente no rastreamento e monitoramento de contatos em surtos de doenças transmissíveis. Essa plataforma permite o gerenciamento eficiente de dados complexos, facilitando a identificação rápida de cadeias de transmissão e a tomada de decisões informadas”, informou o coordenador.

O treinamento foi ministrado por Felipe Lopes Vasconcelos, da Opas. Segundo ele, a agenda realizada no Pará demonstrou possibilidades promissoras para a utilização da ferramenta no Estado, tanto para contextos emergenciais, que exigem tomada de decisão rápida, quanto para o fortalecimento das ações rotineiras de vigilância em saúde.

“O Estado conta com uma excelente equipe de informação, o que possibilitará o desenvolvimento de ações multidisciplinares entre as áreas e o aprimoramento contínuo da ferramenta para o Estado. A ferramenta permitirá sua utilização em diversos cenários, inclusive off-line, para investigações e monitoramento de agravos, doenças e eventos em saúde”, explicou Felipe Vasconcelos.

Benefícios - O Go.Data é iniciativa de um grupo de parceiros de saúde pública, sob a gerência da Rede Global de Resposta a Surtos, coordenada pela OMS. É um software que permite a coleta de dados de campo, rastreamento de contatos e visualização de cadeias de transmissão.

A ferramenta pode ser usada tanto on-line quanto off-line em diferentes plataformas, como computadores, celulares e tablets, e funciona em diversos sistemas, como Windows, Linux, Mac, Android e iOS.