Importância do atendimento psicológico dentro dos hospitais é destaque de Jornada na Santa Casa
Pelo segundo ano a jornada está sendo integrada, realizada por um grupo de hospitais que compõem o SUS e este ano também com a parceria de alguns hospitais privados, além do apoio do Conselho Regional de Psicologia
A II Jornada Integrada de Psicologia Hospitalar do Pará começou na última quarta-feira, 28, e reúne até a noite desta sexta-feira, 30, profissionais e estudantes de psicologia para discutir temas inovadores e relevantes para o atendimento a pessoas hospitalizadas e seus familiares.
Com o tema “Integralidade do Cuidado em suas diversidades”, especialistas abordam tópicos como cuidados psicológicos para vítimas de violência, o impacto emocional dos cuidados paliativos, a transição do cuidado hospitalar para o domicílio, e a importância do letramento de gênero para profissionais de saúde.
Psicóloga Silvia MauésA psicóloga Silvia Maués foi uma das palestrantes e compartilhou sua experiência de atendimento a pacientes dentro de salas de parto na Santa Casa.
“Na Santa Casa do Pará, a gente tem o privilégio de trabalhar em obstetrícia, que não é a realidade de outras maternidades, a gente percebe que no dia a dia, no cotidiano de uma grande maternidade, que é extremamente necessário. Eu digo que eu falo. Do lado B da maternidade, que, em geral, a gente pensa na maternidade, no momento do nascimento do bebê, como um momento de extrema felicidade, mas na realidade nós temos perdas, não só a transição de papéis, mas perdas por abortamentos, bebês prematuros, óbitos fetais, e a gente precisa de uma escuta, de um olhar acolhedor da psicologia, para um amparo, para o apoio desses pais e famílias”, afirma Silvia.
Pelo segundo ano consecutivo, a jornada está sendo integrada, realizada por um grupo de hospitais que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) e em 2024, também com a parceria de alguns hospitais privados, além do apoio do Conselho Regional de Psicologia - Seção Pará.
“Dentre os principais hospitais estão a Santa Casa, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, o Hospital Barros Barreto, o Hospital Bettina Ferro e o Hospital Amazônia, inclusive com a representação também das residências em psicologia que atuam nestes hospitais. E não temos melhor cenário que o próprio hospital, onde nós, psicólogos da área, realizamos todos os dias um trabalho vivo, muita das vezes, nos bastidores recheados de dores e sofrimentos, onde o cuidado é único, diferente e subjetivo considerando que cada paciente traz sua história de vida”, conclui a psicóloga Sheyla Rocha, membro da comissão organizadora do evento.
A II Jornada Integrada de Psicologia acontece no auditório do Centro de Ensino e Treinamento em Saúde da Santa Casa (CETS) e encerra com a conferência “A importância do letramento de gênero para profissionais de saúde” que terá início às 18h.