Regional dos Caetés realiza blitz de conscientização em defesa da mulher
Evento pelo 'Agosto Lilás', mês dedicado à causa, reuniu colaboradores, usuários e acompanhantes, com informações sobre o assunto
Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, promoveu, nos dias 28 e 29 deste agosto, uma blitz de sensibilização.
A programação incluiu roda de conversa com a assistente social, Dyandra Jamylle, e uma aula de defesa pessoal, ministrada pela mestre, Liliane Lima, faixa preta de jiu-jitsu. O evento foi realizado na Recepção do 1º piso da unidade hospitalar e reuniu colaboradores, usuários e acompanhantes, disseminando informações e conhecimentos essenciais sobre a temática.
Segundo a presidente do GTH, Vanessa Blante, a ação reforça a importância de abordar o tema diariamente. “Infelizmente, todos os dias, um grande número de mulheres, jovens e meninas são submetidas a alguma forma de violência. Portanto, falar sobre violência de gênero, suas causas e como evitá-la é fundamental para promover mudança nas estruturas sociais, ampliando os espaços de debate com a sociedade, ajudando as mulheres a identificarem as múltiplas formas de violência e como denunciá-las”.
A assistente social Dyandra Jamylle, reforçou a importância da campanha em combate à violência contra a mulher. “A campanha Agosto Lilás temos intuito do enfrentamento à violência contra as mulheres, informar sobre as formas de agressões e divulgar a Lei Maria Da Penha e os canais de denúncia. Ações como essa são fundamentais para expor a problemática e mobilizar a sociedade em defesa dos direitos das mulheres”, pontou a profissional.
Para Liliane Lima, faixa preta de jiu-jitsu é de suma importância ações como essa e reforça também a prática da defesa pessoal. “É muito gratificante estar em um espaço dedicado à defesa da mulher, além de ensinar defesa pessoal, mostramos também que podemos ir além do que é posto como padrão pela sociedade. A mulher pode e deve se defender. Nossa finalidade é mostrar o quanto somos fortes e capazes de nos proteger”.
Para a usuária, Vanilsa Ferreira Macapuna, de 42 anos, residente do município de Salinópolis, que participou da programação e demostrou satisfação com a programação. “Muito importante ações como essas pois, ainda tem muitas mulheres que não conhecem os meios de denúncia, muito menos como se defender dos seus agressores. Parabéns a todos envolvidos na programação”.
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC