Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Metropolitano realiza atividade interativa de nutrição para crianças internadas

Diversas ações voltadas para o bem-estar dos usuários estão ocorrendo na unidade para marcar o Dia do Nutricionista, celebrado em agosto

Por Alberto Dergan (HMUE)
28/08/2024 21h18

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, promoveu, nesta quarta-feira, 28, uma ação educativa de nutrição para os pacientes pediátricos, com o objetivo de ensinar, de forma lúdica, a importância da nutrição e o funcionamento do sistema digestivo.

Realizada pela coordenação do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade, a ação envolveu as crianças que participaram de uma mostra prática que ilustrou o percurso dos alimentos no corpo humano e a importância do consumo de frutas e líquidos, por exemplo.

“A programação destacou a importância da nutrição no dia a dia, com consumo de alimentação mais saudável e focou em mostrar, na prática, o quanto se alimentar regularmente, ingerir líquidos e verduras impacta positivamente no crescimento das crianças. A nutrição anda lado a lado com todos os processos de saúde no hospital”, disse Sueanne Pacheco, coordenadora SND do Metropolitano.

A atividade contou com um boneco interativo para demonstrar, de forma divertida, como os alimentos são processados e transformados durante a digestão, oferecendo uma experiência visual educativa de fácil compreensão.

Vindos de Capitão Poço, no nordeste paraense, Rosielly dos Santos, de 34 anos, e João Miguel, de 5 anos, mãe e filho, participaram da atividade. “Eu gostei muito de brincar aqui e pintar”, disse o menino.

“É muito bom saber sobre as várias áreas do hospital. Quando estamos lá fora, nem imaginamos o quanto de gente que trabalha para os atendimentos acontecerem, desde a alimentação até os procedimentos médicos. O meu filho precisou fazer uma cirurgia e já está se recuperando e participar dessa programação com ele foi uma grata surpresa”, pontuou a dona de casa.

Humanização - A ação contou, ainda, com uma sessão de pintura, onde as crianças puderam expressar sua criatividade enquanto aprendiam sobre alimentos saudáveis. O momento permitiu que os pequenos se envolvessem, de maneira divertida, com a educação nutricional de forma acessível e interessante.

“Essa iniciativa reforça o compromisso do HMUE em oferecer um cuidado integral aos pacientes, combinando tratamentos com atividades educativas que promovem o bem-estar e a educação para que eles lidem da melhor forma possível com os seus diagnósticos” comentou o diretor assistencial do Hospital Metropolitano, Clóvis Guse.

Assistência — Pertencente à rede de saúde pública do governo do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados.

 A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica — exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras —, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).