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Empresas aprovam agilidade no pagamento por Pix de serviços da Jucepa

Um dos primeiros órgãos públicos a adotar essa forma de pagamento no Pará, a Junta Comercial já ultrapassa a adesão de 2,6 mil empresas

Por Carol Menezes (SECOM)
29/08/2024 08h00

Mais de 2,6 mil CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) no Pará aderiram ao Pix, nos últimos 30 dias, para pagar taxas relacionadas à abertura de empresas em variados segmentos. A modalidade bancária é ofertada pela Junta Comercial do Pará (Jucepa) desde 23 de julho deste ano, e vem facilitando e agilizando os processos. A opção vale para pagamento de todos os serviços do órgão, com a vantagem de ser creditada na hora. A autarquia é uma das primeiras do Estado a utilizar o Pix. 

Na guia de pagamento da Junta Comercial, que deve ser emitida pelo site jucepa.pa.gov.br, há um campo à direita com um QR Code. Cada instituição tem uma área dedicada ao Pix em seu aplicativo, basta clicar no campo correspondente à leitura do QR Code e seguir o processo solicitado. Com essa mudança, o tempo de espera para abertura de uma empresa mudou de cinco dias para 48 horas, após a validação do pagamento. O tempo de espera para compensação do pagamento também diminuiu para apenas dez minutos.

“O pagamento por Pix facilita e agiliza a vida do usuário dos serviços da Jucepa. Com isso, conseguimos reduzir ainda mais o já curto tempo para a abertura de empresas no Estado do Pará. A procura nos últimos 30 dias foi bem expressiva”, informa o presidente da Junta, Filipe Meireles.

Praticidade - O contador Matheus Silva, dono de uma empresa de contabilidade, conta que conseguiu mais agilidade nos serviços com o Pix.  “Achei muito útil e prático, tanto pela questão da agilidade na compensação dos pagamentos como na questão de que muitas pessoas usam bancos digitais, e levava dias para conclusão dos processos. A utilização do Pix parece algo simples, e de fato é, mas que faz uma grande diferença, principalmente para quem tem urgência nesses processos”, avalia.

Nazaré Neves, funcionária de uma empresa de contabilidade, também confirma que resolver as demandas do dia a dia da firma agora ficou bem mais prático. “É muito fácil até de baixar o documento. Com certeza foi uma inovação, e exemplo para os demais. Já consegui realizar alguns serviços de forma bem mais prática, até para dar uma resposta para os meus clientes. Eu mesma já faço a divulgação, quando necessário, que existe essa opção de serviço”, complementa.