Programa de incentivo à cultura estimula produções artísticas com programações gratuitas
As apresentações são nos dias 30 e 31 de agosto e, no dia 1º de setembro no Memorial dos Povos, localizado na Avenida Governador José Malcher, 257
Por meio do programa de incentivo à Cultura - Semear, o Memorial dos Povos, em Belém, recebe os shows gratuitos de Sumano, com "Nortes", Daniel ADR estreando "Black Christ" e Flor de Mururé com o show de estreia de "CROA", nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro.
Semear - É um programa de Incentivo à Cultura que estimula a produção artística e cultural, apoiando e valorizando o conjunto das manifestações culturais. Conforme a secretária executiva da Lei Semear, Carmem Fischer, "é gratificante ver o processo e o recorde alcançado pelo programa". "Em 2024, a Lei de Incentivo teve recorde de inscritos em um único edital, foram mais de 777 inscritos no processo de seleção e é sempre um prazer acompanhar e conduzir a construção desses eventos", reforça.
Sumano - Em "Nortes", seu disco de estreia, o rapper é guiado pela reivindicação do espírito cabano e expressa uma profunda insatisfação quanto à maneira como a identidade amazônida é ignorada. Agora, Sumano evoca o protagonismo dessa narrativa.
Daniel ADR - Em “Black Christ”, Daniel dá ao salvador injustiçado contornos de uma realidade crua, marcada pelo racismo e pela revolta, mas também repleta de pulsão de vida: paixão, fé, arte, vontade de subverter as estruturas de opressão e brilhar.
Flor de Mururé - Em "CROA", Flor traz, de forma única, suas vivências como homem trans e a relação de afeto, cura e aquilombamento de corpos dissidentes através das religiões de matrizes africanas e originárias, que celebram orixás, voduns, guias e caboclos.
Neste sábado, 31, acontece o Festival Sunset. O evento conta com os shows de Marina Sena, Silva, Zaynara e Jeff Moraes. A programação ocorre no Espaço Náutico Marine Club.
Marina Sena - O aclamado álbum "Vício Inerente" volta aos palcos repaginado e com atualizações, agora intitulado Vício Inerente 2.0. Nele, a explosão de sensualidade, ginga, carisma e atitude de Marina Sena continuam a protagonizar o espetáculo, porém com inovações estéticas e musicais.
Silva - Em "Encantado", álbum de inéditas assumidamente de canções de amor, o cantor retoma o caminho artístico que o liga às origens e projeta novos rumos, ao lado dos convidados Marcos Valle, Arthur Verocai, Carminho, Gabriele Leite, Leci Brandão e Jorge Drexler. Portanto, o disco fala desavergonhadamente de amor Zaynara - Com 22 anos, Zaynara começou 2024 ganhando destaque nas redes sociais com sua presença de palco e habilidades vocais impressionantes. A cantora, que está expandindo seus horizontes além das fronteiras do Norte com a música “Quem manda em Mim”, é uma das pioneiras do estilo beat melody.
Jeff Moraes - Cultura Pop, Afro afeto, Amazônia e Ancestralidade são as palavras chave da produção musical de Jeff Moraes, um artista multimídia afroamazônida paraense que soma dez anos de carreira. Em 2021, lançou o primeiro álbum da carreira chamado Tambor e Beat. Em 2022, circulou com a turnê de divulgação do CD em Soure, Altamira, Bragança e Belém. No mesmo ano, lançou o DVD do álbum Tambor e Beat, gravado no Teatro Waldemar Henrique.
Texto: Arthur Andrade