Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Bravo Mineração renova com a Codec compromisso de ser empresa-âncora na ZPE de Barcarena

No Pará, a empresa atuará no ramo de siderurgia de minerais estratégicos além de fortalecer setores em crescimento, como a construção civil e indústrias de fertilizantes

Por Tarcya Amorim (CODEC)
28/08/2024 14h31

Durante encontro na manhã desta quarta-feira (28), a empresa Bravo Mineração LTDA. e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) renovaram Protocolo de Intenções, estabelecendo os compromissos para implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Barcarena.

O documento, assinado pelo presidente da Codec, Lutfalla Bitar, e pelo diretor-executivo da mineradora, Luís Azevedo, reafirma entendimentos já firmados, como parte dos procedimentos para instrução do processo administrativo a ser encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no próximo mês, após assinatura pelo governador Helder Barbalho.Lutfalla Bitar e Luís Azevedo (ao centro) com o Protocolo de Intenções assinado entre Codec e Bravo Mineração

O Protocolo de Intenções não apenas reforça o compromisso da Bravo Mineração em estabelecer uma unidade industrial em Barcarena, como garante a atuação da empresa como âncora na futura ZPE.

Verticalização - Lutfala Bitar destacou a importância da iniciativa para a verticalização da produção mineral no Estado. “A chegada da Bravo Mineração ao Pará é extremamente positiva. Ela colabora para a verticalização mineral com a siderurgia de minerais estratégicos para a transição energética, como níquel, cobre e platina. Além disso, a integração de resíduos siderúrgicos, como escória e ácido sulfúrico, com as cadeias locais de cimento, construção civil e indústrias de adubos e fertilizantes, fortalece setores em ascensão no Estado, trazendo crescimento econômico, emprego e renda para a nossa população”, ressaltou o presidente da companhia estadual.

Luís Azevedo destacou a importância da parceria com a Codec. “Estamos comprometidos em maximizar a verticalização da produção de minérios no Pará. Sabemos que o governo do Estado compartilha dessa missão, e estamos orgulhosos de participar desse processo. Nosso objetivo é atrair outras empresas para integrar esse projeto, e o apoio da Codec foi crucial para avançarmos rapidamente”, enfatizou.

Termos essenciais - A assinatura do documento também foi uma oportunidade para repactuar termos essenciais do projeto, como materiais a serem processados, investimentos e, principalmente, cronograma. A Bravo Mineração, que pretende extrair metais nobres, como paládio, platina, ródio e níquel em Curionópolis (município do sudeste paraense), está em processo de entrega da documentação ambiental à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de apresentação dos compromissos econômicos à Companhia de Desenvolvimento de Minas (CDM).

O apoio contínuo da Codec foi apontado por Luís Azevedo como fundamental para a superação dos desafios de implementação das Zonas de Processamento e Exportação no Brasil. “As ZPEs são difíceis de serem construídas no País, mas encontramos na Codec um parceiro que tem nos ajudado a quebrar essas barreiras. Estamos otimistas de que, com esse apoio, conseguiremos acelerar a implementação do projeto nos próximos meses”, adiantou o diretor-executivo.

Da reunião também participaram diretores da Bravo Mineração e equipe técnica da Codec, reforçando o comprometimento das partes envolvidas em transformar o Pará em um polo de desenvolvimento mineral e industrial.

Próximos passos - Após a renovação do Protocolo de Intenções, diretores da empresa se reunirão com gestores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) para tratar sobre incentivos fiscais.

Para a Semas, eles vão entregar a documentação ambiental do projeto de mineração em Curionópolis, de onde devem ser extraídas as matérias-primas a serem processadas na ZPE de Barcarena.